Os procedimentos estéticos para pernas são divididos entre minimamente invasivos e cirúrgicos. Confira as principais dúvidas relacionadas aos procedimentos.

Procedimentos minimamente invasivos

Os cuidados são mais simples, mas devem ser seguidos conforme a indicação do médico.

Quantas sessões serão necessárias?

Não há uma resposta definitiva para essa pergunta. Dificilmente é possível prever o número de sessões que serão necessárias, já que manchas, estrias e vasinhos antigos, por exemplo, podem demorar um certo tempo para desaparecer por completo. Enquanto os resultados estiverem evoluindo de uma sessão para outra, recomenda-se continuar o tratamento até que o paciente esteja satisfeito.

Quais os principais cuidados após as sessões?

O principal cuidado é evitar a exposição solar nas pernas. O ideal é não se expor ao sol durante um período de 10 a 15 dias após a realização do procedimento. A exposição aos raios solares pode causar manchas escuras e comprometer a eficácia do tratamento. Caso seja inevitável sair ao sol, aplique bloqueador ou filtro solar na região tratada.

O resultado é permanente?

O resultado alcançado ao final do tratamento é permanente. No entanto, novas manchas, estrias ou varizes podem voltar a surgir com o tempo em decorrência de hábitos prejudiciais. Para evitar que isso aconteça, é ideal adotar um estilo de vida saudável – como manter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos – e seguir as demais medidas de prevenção para cada problema.


Procedimentos cirúrgicos

As indicações pós-operatórias devem ser seguidas à risca para evitar complicações depois do procedimento cirúrgico nas pernas.

A cirurgia de varizes deixa cicatriz?

As técnicas atuais permitem que as cicatrizes fiquem praticamente imperceptíveis, já que as incisões realizadas durante a cirurgia são muito pequenas. Com os cuidados adequados, o processo de cicatrização ocorre de maneira satisfatória sem causar desconforto ou incômodo ao paciente. Em casos extremamente raros, podem ocorrer queloides ou cicatrizes hipertróficas.

Quais os cuidados no pós-operatório?

Após o procedimento, o paciente fica em internação hospitalar por algumas horas, sendo possível retornar para casa no mesmo dia. É importante permanecer de repouso por cerca de uma semana, de preferência com um travesseiro abaixo dos membros inferiores para mantê-los elevados. O banho está liberado após 24 horas, mas sem esfregar o local operado. Além disso, é importante evitar atividades físicas e exposição solar por cerca de 30 dias.

Vou precisar usar meias de compressão?

Sim. O uso das meias elásticas, ou meias de compressão, é fundamental para o sucesso da cirurgia de varizes. É importante que elas sejam colocadas logo ao acordar, devendo ser retiradas somente na hora do banho ou para dormir. O uso das meias deve ser feito pelo período de 15 a 30 dias, conforme orientação médica.