Os procedimentos estéticos para seios e barriga podem ser realizados em conjunto, dependendo de avaliação médica. Confira as perguntas mais comuns sobre os procedimentos estéticos para seios e barriga.

 

Quais as vantagens de associar duas cirurgias?

A grande vantagem de combinar dois procedimentos cirúrgicos em diferentes partes do corpo é passar por um único período pós-operatório, sem a necessidade de se organizar por duas vezes. Além disso, a combinação de duas cirurgias permite a redução de múltiplas intervenções e internações.

Quais os riscos de cirurgias muito longas?

O tempo da cirurgia e do efeito anestésico provocam alterações no metabolismo e na função fisiológica do corpo. Procedimentos que ultrapassem mais de 8 horas  aumentam a exposição do corpo ao estresse cirúrgico e anestésico, gerando mais chances de complicações pulmonares, trombose e embolia. Por isso, combinações cirúrgicas que durem muito tempo, como a Mamoplastia redutora e lipoaspiração/abdominoplastia são recomendadas em poucos casos. 

A recuperação é mais demorada?

Geralmente não. Os cuidados no período pós-operatório de cirurgias realizadas em conjunto são os mesmos que devem ser adotados quando as cirurgias são realizadas separadamente. O que pode acontecer é um maior desconforto por conta de ter duas partes do corpo operadas, mas seguindo as orientações médicas, a recuperação se dá no mesmo período de um procedimento feito isoladamente.

Posso fazer procedimentos minimamente invasivos associados às cirurgias?

Isso depende da avaliação do médico. Em determinados casos, pode ser indicado antes ou depois da finalização do pós-operatório.