Realizar procedimentos estéticos para rosto é uma das melhores formas de prevenir o envelhecimento facial. Mas para obter o melhor resultado possível, é preciso se consultar com um médico dermatologista. Apenas um profissional altamente treinado e experiente é capaz de indicar a solução ideal para os desejos e necessidades de cada paciente.

Para dar uma ideia do alcance da medicina estética, selecionamos os melhores tipos de cuidados faciais, os quais são capazes de tratar manchas e efeitos do avanço do tempo, como flacidez, rugas e marcas de expressão. Conheça-os melhor a seguir.

Quais são os tipos de procedimentos estéticos para o rosto?

Existem diversos tipos de procedimentos estéticos para o rosto. Os mais procurados são aqueles que tratam de problemas comuns, tais como:

  • cicatrizes;

  • flacidez;

  • manchas;

  • rugas e marcas de expressão.

Procedimentos para tratar cicatrizes no rosto – Radiesse

O Radiesse é um procedimento minimamente invasivo. Trata-se da aplicação de hidroxiapatita de cálcio, um bioestimulador que aumenta a produção de colágeno.

Como resultado, o Radiesse melhora a textura da pele e repõe o volume facial, sendo um excelente aliado para tratar cicatrizes de acne.

Procedimentos para tratar cicatrizes no rosto – Laser fracionado

O laser fracionado, ou CO2 fracionado, é um laser ablativo que promove a remoção de parte da epiderme. Dessa forma, ele estimula o colágeno e promove a renovação celular.

O aparelho de CO2 fracionado emite uma luz com o comprimento de onda equivalente a 10.600 mm, a qual é capaz de alterar a textura e aspecto da pele. O resultado é uma melhora significativa na aparência da cicatriz.

Quer saber mais? Conheça melhor os benefícios do laser CO2 fracionado!

Procedimentos para tratar cicatrizes no rosto – Microagulhamento

O microagulhamento consiste em microperfurações realizadas em determinada região dérmica, com o intuito de reparar a pele. O procedimento produz a formação de colágeno e de outras fibras naturais do corpo. Dessa forma, estimula a renovação celular e ameniza os efeitos das cicatrizes no rosto.

A técnica pode ser feita através de rollers, carimbos ou canetas elétricas. Saiba mais sobre o microagulhamento.

Procedimentos para tratar cicatrizes no rosto – Peeling

O peeling é um procedimento estético que promove a descamação da pele e a renovação celular. Para tratar cicatriz no rosto, podem ser realizados dois diferentes tipos de peeling:

  • peeling físico: consiste na utilização de agentes indutores de abrasão, para promover a descamação da pele e, com isso, garantir os benefícios do procedimento;

  • peeling químico: com a possibilidade de conquistar efeitos superficiais, intermediários e profundos, é o procedimento que utiliza substâncias para a destruição das camadas mais superficiais da pele, com uma esfoliação que promove a aceleração da renovação celular.

Acha que o pelling é o melhor procedimento estético para seu rosto? Então, entenda melhor como funciona o procedimento e as indicações de cada tipo de peeling.

Procedimentos para tratar flacidez facial – Sculptra

O Sculptra é um bioestimulador de colágeno. Ele é composto pelo ácido poli-L-láctico, uma substância que estimula, naturalmente, a produção de colágeno, sendo absorvido pelo corpo.

A substância ajuda a melhorar o tônus da pele, conferindo firmeza e sustentação. Uma de suas principais aplicações é no combate à flacidez, principalmente no rosto.

Entre suas vantagens estão as pequenas incisões, que não deixam cicatrizes e permitem a rápida volta à rotina. Conheça todos os benefícios e aplicações do Sculptra.

Procedimentos para tratar flacidez facial – Radiesse

O Radiesse consiste na aplicação, por meio de agulha, de hidroxiapatita de cálcio (substância também produzida pelo corpo), para conferir elasticidade à pele. Esse tipo de material possui efeito bioestimulador e preenchedor, sendo utilizado para aumentar a produção de colágeno e promover maior firmeza da pele na área aplicada.

Como resultado, o procedimento melhora a textura da pele, elimina a flacidez e repõe o volume facial. O mais bacana é que sua aplicação é rápida, provoca pouca dor e, logo após o procedimento, já é possível retomar às atividades diárias.

Procedimentos para tratar flacidez facial – Ellansé

O Ellansé é um bioestimulador de colágeno de última geração, capaz de proporcionar volume e contorno ao rosto. Dessa maneira, garante pontos específicos com ótimos resultados, proporcionando firmeza e sustentação ao rosto e, consequentemente, eliminando a flacidez.

Sua aplicação é realizada em consultório, por meio de uma agulha nos pontos definidos, em até 60 minutos. Quer saber mais? Conheça os diferenciais do Ellansé.

Procedimentos para tratar flacidez facial – Fios de sustentação

Os fios de sustentação, também chamados de Fios Silhouette, são utilizados para o tratamento da flacidez cutânea. Eles têm o objetivo de tracionar e levantar a pele, além de estimular a produção de colágeno.

O tratamento consiste na introdução de fios de ácido polilático, por meio de uma fina agulha, deixando na pele apenas pequenas incisões. Para entender melhor, conheça os benefícios e tempo de resultado do Fios Silhouete.

Procedimentos para tratar flacidez facial – Laser fracionado

O laser fracionado, ou CO2 fracionado, é um laser ablativo que possibilita a remoção de parte da epiderme. Assim, estimula o colágeno e promove a renovação celular.

Além da flacidez facial, o procedimento também pode ser utilizado para tratar a flacidez nas pálpebras inferiores e superiores. Tudo isso, graças à contração de colágeno.

Procedimentos para tratar flacidez facial – Microagulhamento

O microagulhamento consiste em microperfurações realizadas em determinada região dérmica, com o intuito de reparar a pele. O procedimento produz a formação de colágeno e de outras fibras naturais do corpo.

Dessa forma, estimula a renovação celular e elimina a flacidez. A técnica pode ser feita através de rollers, carimbos ou canetas elétricas. Para saber mais, conheça os benefícios do microagulhamento para flacidez facial.

Procedimentos para tratar flacidez facial – Ultrassom macrofocado (Ultraformer 3)

O ultrassom macrofocado é uma técnica inovadora no tratamento de flacidez facial. O efeito do ultrassom age nas diferentes camadas da pele, promovendo micropontos de alta temperatura que resultam na maior produção de colágeno. Como resultado, a pele passa a ficar mais lisa, firme e consistente.

Procedimentos para tratar flacidez facial – Ultrassom microfocado

O ultrassom microfocado é um procedimento realizado para aquecer as camadas mais profundas da pele. Com isso, visa promover a coagulação tecidual e a desnaturação das fibras colágenas no tecido gorduroso abaixo da pele.

O tratamento pode ser utilizado para combater flacidez facial de leve a moderada. Ele costuma ser realizado na face, pescoço e região dos olhos.

Procedimentos para tratar manchas no rosto – Laser Nd:YAG Q-Switched

O Laser Nd:YAG Q-Switched tem alto poder de penetração na pele, permitindo destruir o excesso de melanina que gerou as manchas de melasma no rosto sem agredir a epiderme. O mais bacana é que o laser remove as manchas de maneira eficaz, suavizando a textura e deixando a pele com uma aparência mais homogênea.

Procedimentos para tratar manchas no rosto – Luz intensa pulsada

A luz intensa pulsada, também conhecida pela sigla “LIP” ou por “luz pulsada”, consiste em um tratamento inteligente e seguro. Ele é feito à base de reações decorrentes do contato da luz intensa com elementos cromóforos presentes no corpo humano, como a água, a melanina e a hemoglobina.

O procedimento pode ser utilizado no tratamento de manchas no rosto, melhorando a textura e amenizando a coloração mais escura. Para saber mais, conheça melhor as indicações e benefícios do tratamento com a luz pulsada.

Procedimentos para tratar manchas no rosto – Microagulhamento

O microagulhamento consiste em microperfurações realizadas em determinada região dérmica, com o intuito de reparar a pele. O procedimento produz a formação de colágeno e de outras fibras naturais do corpo.

Vale destacar que o microagulhamento para amenizar manchas no rosto é um dos tratamentos mais procurados. A técnica pode ser feita através de rollers, carimbos ou canetas elétricas.

Procedimentos para tratar rugas e marcas de expressão – Toxina botulínica

A toxina botulínica, mais conhecida como botox, é um dos tratamentos mais indicados pelos dermatologistas quando o assunto é prevenção e atenuação dos sinais de envelhecimento na pele. As aplicações promovem a diminuição da contração muscular, ajudando a combater rugas, pés de galinha, sulcos, linhas horizontais na face e outras marcas de expressão.

Quer entender melhor? Continue a leitura e saiba quando a toxina botulínica é indicada.

Procedimentos para tratar rugas e marcas de expressão – Ácido hialurônico

O ácido hialurônico é naturalmente presente no corpo humano, mas pode ser reproduzido em laboratório. Por suas propriedades construtoras, trata-se de uma substância responsável por promover a saúde articular da pele.

O preenchimento com ácido hialurônico ajuda a garantir uma boa elasticidade e firmeza, além de melhorar a tonificação e textura da pele, eliminando rugas e marcas de expressão. Conheça melhor as vantagens e aplicações do ácido hialurônico.

Procedimentos para tratar rugas e marcas de expressão – Radiesse

O Radiesse é um procedimento que possui efeito bioestimulador e preenchedor. Ele pode ser utilizado para aumentar a produção de colágeno e promover a maior firmeza da pele na área aplicada.

Especialistas o indicam para o tratamento de rugas, marcas de expressão, sulcos e vincos da pele. O médico define os pontos de aplicação, que é feita com uma fina agulha, para o preenchimento com hidroxiapatita de cálcio. Como essa substância também é produzida pelo corpo, minimizam-se as chances de rejeição ao produto.

Após a aplicação, a paciente pode voltar à rotina normal. O efeito do tratamento pode durar até 18 meses.

Procedimentos para tratar rugas e marcas de expressão – Ellansé

Considerado uma novidade no ramo dos preenchimentos faciais, o Ellansé é um bioestimulador de colágeno que atua no combate ao envelhecimento da pele. Dessa forma, recupera sua elasticidade e firmeza a longo prazo.

O procedimento é rápido, mas exige pequenas incisões (as quais são indolores). O Em meio a tantos procedimentos consagrados, o Ellansé vem se destacando no mercado de medicina estética. Isso porque, ele promove resultados bastante naturais no tratamento de rugas e marcas de expressão.

Quer saber mais sobre a novidade? Então, conheça os diferenciais do Ellansé!

Procedimentos para tratar rugas e marcas de expressão – Fios de sustentação

Os fios de sustentação, também chamados de Fios Silhouette, são utilizados para o tratamento da flacidez cutânea. Eles têm o objetivo de tracionar e levantar a pele, além de estimular a produção de colágeno. Para combater rugas e marcas de expressão, o tratamento promove um efeito de lifting facial, eliminando os sinais de idade e promovendo um efeito rejuvenescedor.

Achou interessante? Aproveite e saiba mais sobre os fios Silhouette!

A partir de qual idade os tratamentos faciais podem ser realizados?

Não existe uma idade certa. Em geral, o envelhecimento da pele se inicia por volta dos 30 anos, com a perda gradual da produção de colágeno.

É quando aparecem as primeiras linhas de expressão na testa, entre as sobrancelhas e ao redor dos olhos e da boca (chamada de “bigode chinês”). Nessa época, aliás, muita gente começa a fazer procedimentos estéticos para o rosto com o intuito preventivo.

Como acertar na escolha do melhor tipo de procedimento?

Para ser efetivo, o tratamento deve ser escolhido individualmente. Cabe ao dermatologista analisar a pele e as queixas de cada um para definir qual o melhor procedimento estético para o rosto. Ao mesmo tempo, é papel do paciente seguir os cuidados diários e adotar uma rotina saudável. Dessa maneira, não apenas os resultados serão os melhores possíveis, mas também a duração do efeito rejuvenescedor!

Quer saber qual procedimento seria o mais adequado para você? Nesse caso, agende sua consulta e faça uma avaliação individual!