A lipoaspiração melhora os contornos do corpo remodelando áreas específicas e removendo o excesso de depósitos de gordura. Este procedimento é indicado para pacientes saudáveis, dentro do IMC normal, para tratamento de gordura localizada. Portanto, ela não é tratamento para obesidade e não substitui hábitos de vida saudáveis.

Geralmente realizada sob anestesia peridural para se ter um melhor controle da dor no pós-operatório, ela também pode ser realizada em associação com outras cirurgias, como por exemplo a abdominoplastia.

Tire todas as dúvidas

Antes de realizar a cirurgia, é importante tirar toda e qualquer dúvida que possa surgir durante o processo pré-operatório. É completamente normal sentir ansiedade e expectativa em relação aos resultados esperados.

Também é normal que a lipoaspiração apresente alguns riscos, tais como acúmulo de líquido, má cicatrização, sensibilidade da pele, dormência, necrose da pele, danos em estruturas mais profundas como nervos ou vasos sanguíneos, trombose venosa, entre outros.

Complicações como falta de ar, dores no peito e batimentos cardíacos anormais devem ser relatados ao médico imediatamente.

Preparação para a cirurgia

Antes de fazer a lipoaspiração, alguns cuidados podem ser necessários: o paciente deverá parar de fumar (se for o caso), fazer exames de laboratório, passar por avaliação médica, tomar medicamentos específicos e evitar alguns tipos de remédios que podem aumentar o sangramento.

Como resultado da lipoaspiração, o paciente deve observar a melhora do contorno corporal após a diminuição do inchaço e da retenção de líquidos. Vale lembrar que a cirurgia não garante resultados permanentes e deve ser associada à prática de exercícios físicos e alimentação saudável.  

Diferença entre lipoaspiração e lipoescultura

Algumas pessoas podem confundir a lipoaspiração com a lipoescultura. Porém, esta segunda se define quando a gordura retirada de alguma região do corpo é usada para dar volume em outra área. Por exemplo, a lipoaspiração dos flancos e o enxerto dessa gordura no bumbum.