É muito comum que pacientes que tenham passado por um grande emagrecimento, seja devido à cirurgia bariátrica ou mesmo sem intervenção cirúrgica, fiquem sem sustentação na pele. Nesses casos, a cirurgia de contorno corporal é a melhor forma de remover o excedente de gordura localizada e pele e reduzir a indesejada flacidez.

Neste artigo, explicamos como o procedimento é feito e quais são os cuidados antes e depois de realizá-lo. Continue a leitura e entenda como é o processo final da jornada da perda de peso!

Como fica o corpo após uma grande perda de peso?

Quando se elimina bastante peso, geralmente, os tecidos perdem elasticidade e não ficam em conformidade com o novo contorno corporal. Isso resulta em:

O que é a cirurgia de contorno corporal?

A cirurgia de contorno corporal, também chamada de body lifting, é um procedimento reparador para eliminar o excesso de pele e possibilitar um corpo mais modelado. Ela é indicada para tratar problemas decorrentes da elasticidade afetada dos tecidos.

Geralmente, é indicada para pacientes submetidos à cirurgia bariátrica ou que perderam muito peso com dieta e exercícios. Dependendo da extensão do plano cirúrgico, ela pode ser dividida em etapas. Nesse caso, algumas cirurgias são realizadas em uma data e, outras, posteriormente.

Quais cirurgias fazem parte do procedimento?

plano cirúrgico varia de paciente para paciente. Ele é definido, individualmente, pelo cirurgião responsável. Em geral, os procedimentos mais recomendados para corrigir a flacidez e recuperar o contorno corporal são:

Quais são os cuidados pré-operatórios?

Além de estar saudável (sem anemia ou fatores de risco associados, como hipertensão, diabetes descompensado e gordura no fígado), parar de fumar (pelo menos, um mês antes do procedimento) e avaliar se é preciso suspender ou ajustar algum medicamento de uso contínuo, bem como tomar outros, antes de realizar a cirurgia de contorno corporal, é importante considerar dois fatores:

  • a flacidez pode voltar se o paciente continuar a perder peso;
  • se recuperar o peso perdido, a pele irá esticar novamente, resultando em estrias e comprometimento estético das cicatrizes.

Por isso, para quem emagreceu, estar com o peso estabilizado há, pelo menos, dois meses é essencial para o sucesso do futuro procedimento. Além disso, é preciso ter uma postura realista frente suas possibilidades, ou seja, ter consciência que irá trocar o excesso de pele por algumas cicatrizes e estar à vontade com isso.

Felizmente, os princípios das cirurgias plásticas evoluíram muito nos últimos anos. Hoje em dia, problemas como cicatrizes exageradas e desalinhamentos ficaram para trás, graças a cicatrizes transversais mais baixas (na região medial e púbica) e mais altas nas extremidades laterais (na região dos flancos).

Já no caso de emagrecimentos decorrentes de bariátricas, deve-se aguardar, pelo menos, um ano de estabilidade no peso para realização das cirurgias reparadoras. Ao longo desse período, é muito importante fazer o acompanhamento com uma equipe multidisciplinar, composta pelo cirurgião responsável pela bariátrica, mas também por um nutricionista e um psicólogo.

Quais são os cuidados após realizar a cirurgia?

Durante a recuperação da cirurgia de contorno corporal, o paciente precisará utilizar cinta compressiva, meias de compressão e sutiã cirúrgico. A função desses acessórios é minimizar o inchaço, prevenir o risco de trombose e sustentar as novas formas do corpo.

Passada essa fase, os resultados são muito gratificantes. A aparência final pode ser vista entre 6 meses a 1 ano depois do procedimento. Mas, ao longo e após esse período, é importante que o paciente faça a “manutenção” contínua — o que está diretamente ligado a manter o peso estável. Adotar hábitos de alimentação saudáveis associados à prática regular de exercícios físicos não apenas otimiza os resultados da cirurgia de contorno corporal, como pode prolongar sua durabilidade!

Gostou do conteúdo? Para acompanhar todas as atualizações sobre o tema, bem como conhecer a nossa equipe, siga a Clínica Lis nas redes sociais: estamos no Facebook e no Instagram!