A blefaroplastia é uma cirurgia de pálpebra realizada para ressecção do excesso de pele e bolsas gordura, tanto na pálpebra superior quanto na inferior. Ela proporciona aparência rejuvenescida na área ao redor dos olhos, entregando um olhar mais leve e descansado.

Além disso, também corrige bolsas sob os olhos, pele frouxa ou flacidez, que pode prejudicar o contorno natural da pálpebra superior e prejudicar a visão. Ela também pode servir para remover o excesso de pele e rugas finas na pálpebra inferior.

O que acontece durante a cirurgia

A blefaroplastia pode ser realizada sob anestesia geral ou sedação intravenosa. Durante a cirurgia, são feitas incisões planejadas para esconder as cicatrizes dentro das próprias estruturas naturais na região das pálpebras.

Para corrigir a queda da pálpebra superior, é feita uma incisão que permite o reposicionamento dos depósitos de gordura, a contração dos músculos e tecidos e a, finalmente, a remoção do excesso de pele.

Já na pálpebra inferior, a correção é feita com uma incisão embaixo da linha dos cílios, onde o excesso de pele é removido. Existe também a incisão transconjuntival. Ela fica oculta dentro da pálpebra inferior e é uma alternativa para corrigir imperfeições e redistribuir o excesso de gordura.

Após a blefaroplastia, o cirurgião pode optar por usar laser ou peeling químico para remover a coloração escura das pálpebras inferiores.

O paciente começa a perceber os resultados à medida que o inchaço e os hematomas, normais após a cirurgia, forem desaparecendo.

Cuidados na recuperação

Durante o período de recuperação, siga as recomendações dadas pelo médico para garantir uma boa cicatrização. É normal que o paciente apresente inchaço, irritação, olhos secos e hematomas. Tudo isso pode ser controlado através de medicamentos e compressas frias.

Apesar de os resultados já serem visíveis nas primeiras semanas após a cirurgia, pode demorar até um ano para que as linhas de incisão fiquem totalmente refinadas.

Para manter os bons resultados, adote o filtro solar como aliado para ajudar a manter os resultados conquistados.