Sculptra é o nome que se dá para o ácido poli-L-lático, uma substância que possui diversas finalidades, mas que, neste caso, é utilizada para estimular a produção de colágeno, melhorando a textura da pele da região aplicada e rejuvenescendo e restaurando o contorno facial.

Ele pode ser aplicado no rosto e no pescoço, mas também apresenta efeitos muito bons para braços, abdome, glúteos e coxas. Na face, traz uma melhora estética bonita e natural.

Entenda mais sobre esse assunto com a Clínica Lis, clínica médica especializada em tratamentos estéticos e cirurgias plásticas.

O que é e como funciona o Sculptra

Sculptra nada mais é do que o nome comercial da aplicação do ácido poli-L-lático como um procedimento estético para rejuvenescimento facial.

É importante entender que o ácido poli-L-láctico é um estimulador de neocolagênese, ou seja, é uma substância que pode ser usada para retardar o processo de envelhecimento da pele do rosto, com o objetivo de restaurar a perda de volume facial decorrente do processo de envelhecimento.

De acordo com estudos científicos, essa substância é usada na Europa, para fins cosméticos, desde 1999 e, nos Estados Unidos, para o tratamento de lipoatrofia pelo HIV, desde 2004.

O sculptra deve ser recomendado e realizado apenas um profissional médico especializado. É necessário, portanto, realizar uma consulta para entender se de fato esse é um procedimetno recomendado para você.

 

Entendendo um pouco mais sobre a pele e as mudanças na aparência do rosto

A pele é um dos maiores indicadores da idade e da saúde do indivíduo. O avanço na idade, associado a fatores como exposição solar, acne, movimentos repetitivos e outros fatores tendem a levar ao desgaste da pele e contribuem, portanto, na aparência facial.

Existem fatores externos e internos que podem estar assosciados às mudanças da pele, como tabagismo, exposição solar, ingestão de álcool, acentuados ganhos e perdas de pesos, entre outros.

Quando se fala do envelhecimento do rosto, surgem as famosas rugas, que podem ser dinâmicas ou estáticas:

Rugas dinâmicas são aquelas que surgem a partir da contração muscular, ao sentir uma dor, por exemplo;

Já as rugas estáticas são aquelas que vão surgindo ao longo dos anos. Essas surgem a partir da perda da elastina, do colágeno e do ácido hialurônico. Você poderá perceber as suas rugas estáticas observando o seu rosto em repouso.

É para o tratamento das rugas estáticas que o Sculptra pode ser recomendado.

Para quem e quando esse procedimento é indicado?

O Sculptra é indicado para homens e mulheres que desejam retardar o efeito do envelhecimento na pele, além de reduzir as linhas e marcas de expressão facial. Este processo se inicia lentamente ao redor dos 20 anos, quando a taxa de renovação celular se torna mais lenta.

Veja a seguir as principais vantagens do Sculptra.

Vantagens do Sculptra

O Sculptra é totalmente biocompatível com o tecido cutâneo, não causando reações alérgicas ou rejeições. Ele é totalmente decomposto e não apresenta riscos futuros em relação à sua presença na pele do paciente.

O colágeno que é formado pode durar mais de dois anos, e os resultados obtidos são seguros e muito naturais, pois o ácido poli-L-lático segue as formas e os contornos naturais da pele.

Além disso, o Sculptra é utilizado para diversos tipos de tratamentos, como:

  • flacidez de mãos, braços, axilas, barriga, glúteos e coxas;
  • flacidez da face, pescoço e do colo;
  • melhora do aspecto de celulites em coxas e glúteos
  • tratamento do sulco nasogeniano e labiomentual, mais conhecidos como bigode chinês e rugas de marionete;
  • tratamento de perda da gordura facial, incluindo os casos de pacientes com HIV tratados com medicamentos antirretrovirais.

Como é feita a aplicação do Sculptra

O Sculptra (ou ácido poli-L-láctico) é uma substância injetável utilizada diretamente na pele. O procedimento é considerado simples, e a cada sessão, em geral, é utilizado o conteúdo de 1 frasco do medicamento. De acordo com o fabricante, a substância deve ser diluída pelo menos 24 horas antes de ser aplicada no paciente.

Ainda que simples, é imprescindível que o Sculptra seja realizado em uma clínica de dermatologia ou cirurgia plástica por um profissional especializado, tal qual um cirurgião plástico, para que a técnica de aplicação seja respeitada, evitando complicações.

Quanto tempo dura o efeito do Sculptra?

Após ser processado pelas células do corpo, o Sculptra estimula a formação de colágeno, que dura entre dois e três anos.

Os efeitos são mais percebidos após a segunda sessão, e a quantidade de sessões necessárias vai depender de cada pessoa. A maioria dos pacientes precisa de duas a três sessões, com um intervalo de tratamento entre quatro a oito semanas. A manutenção costuma ser feita com uma sessão anual. A melhora é progressiva e duradoura.

O Sculptra não deve ser feito em mulheres grávidas (por falta de estudos sobre o uso do ácido poli-L-lático em gestantes), pessoas que tenham alergia ao produto ou a algum de seus componentes e não deve ser aplicado perto de infecções cutâneas.

Cuidados antes do procedimento

Antes de o procedimento ser realizado, o médico irá avaliar suas condições de saúde e seu histórico médico.

A área a ser tratada será limpa com um agente antibacteriano. Em seguida, um anestésico tópico poderá ser usado para anestesiar a área, especialmente em caso de pessoas sensíveis a injeções. O Sculptra pode ser diluído com anestésico local, tornando o procedimento mais confortável para o paciente.

 

Cuidados depois do procedimento

Por se tratar de um procedimento minimamente invasivo, você pode retomar a maioria das atividades realizadas em seu cotidiano imediatamente. A região deve ser massageada segundo orientação do médico, para evitar a formação de pequenos nódulos (granulomas). No caso de manchas roxas, podem ser usadas compressas geladas e pomadas para hematomas. O tempo de recuperação e os demais cuidados específicos são avaliados individualmente, caso a caso.

 

A importância de procurar por um profissional especializado

Se você deseja realizar ou conhecer mais sobre a técnica de Sculptra, deve sempre contar com as orientações de um cirurgião plástico ou dermatologista em uma clínica de excelência. A Clínica Lis possui uma equipe de profissionais de referência em suas áreas de atuação para realizar os mais diferentes procedimentos para sua saúde, bem-estar e autoestima!

Estamos localizados no Centro do Rio de Janeiro, conheça a clínica ou, se preferir, agende uma consulta online.

 

 

Conteúdo validado por Dra. Maria Júlia Norton – CRM-RJ 52.87866-9

    • Graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
    • Residência Médica em Cirurgia Geral pelo Hospital Federal dos Servidores do Estado do RJ
    • Residência Médica em Cirurgia Plástica e Reparadora pelo Hospital Municipal Barata Ribeiro
    • Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
    • Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e AMB