Qual mulher nunca desejou ter a barriga chapada? A barriga lisinha, sem gordura e até mesmo com os famosos gominhos é um ideal estético desejado por muitas mulheres e até pelo público masculino. No entanto, conquistá-la pode ser uma difícil missão, já que a região do abdome costuma ser a parte do corpo que mais acumula gordura.

A boa notícia é que existem alguns hábitos saudáveis e procedimentos estéticos que podem te ajudar nessa missão. Neste artigo, nós vamos apresentar os principais métodos para conquistar a sua!

Ouça este conteúdo 

Como acontece o efeito da barriga chapada?

Com alimentação inadequada, falta de atividades físicas e genética pouco favorável, é comum que haja acúmulo de gordura e flacidez na região abdominal. Por isso, para obter o efeito da barriga chapada é preciso limitar o armazenamento de gordura e evitar o excesso de pele na região.

Além disso, a barriga chapada ocorre quando os músculos da barriga estão tonificados e permanecem constantemente ativos e rígidos. Dessa forma, podemos dizer que a barriga chapada é combinação de três fatores essenciais: 

  • ausência de gordura;
  •  músculos tonificados e 
  • pele lisa.

Como ter barriga chapada: hábitos e procedimentos

A conquista da barriga chapada pode ser alcançada por meio de um estilo de vida saudável – aliando alimentação equilibrada com a prática de exercícios físicos – ou com a ajuda de tratamentos estéticos. Saiba como cada um deles pode contribuir para deixar sua barriga chapada!

Alimentação

A perda de gordura abdominal é o primeiro passo para você ter a barriga chapada. Para isso, adotar uma dieta saudável adaptada à perda de gordura pode ser um excelente aliado para alcançar esse objetivo. Procure adotar o hábito de consumir algumas bebidas que eliminam toxinas e ajudam a queimar gordura, como água morna, suco de limão e chá verde.

Também é importante aumentar a ingestão de fibras. Quando combinadas com água, elas fazem com que o intestino funcione melhor e, consequentemente, ajudam a diminuir o inchaço abdominal. Por outro lado, é recomendado reduzir o consumo de alimentos ricos em açúcar e gordura.

Exercícios físicos

Não é nenhuma novidade que os esportes ajudam a queimar gordura. No entanto, para queimar a gordura abdominal é preciso praticar os esportes mais recomendados para atingir essa finalidade. O ideal é praticar atividades físicas aeróbicas, como caminhada, ciclismo e corrida.

Após diminuir a gordura abdominal em excesso, é hora de fortalecer e definir a musculatura. Você pode optar pela prática de musculação ou ginástica localizada. A combinação dos dois é ainda mais efetiva. Vale ressaltar que fazer abdominais ajudam no fortalecimento do abdome, mas não queimam a gordura localizada na barriga. 

Mas não adianta pegar uma lista de exercícios e começar a fazer sem nenhuma orientação. Para resultados efetivos, converse com um educador físico para compreender qual a quantidade e quais os melhores exercícios que se encaixam a você!

Procedimentos

Quem não consegue chegar à barriga chapada apenas com mudanças no estilo de vida, pode optar também pelos tratamentos estéticos para a região abdominal. Conheça melhor os procedimentos mais indicados:

Abdominoplastia

A abdominoplastia é um procedimento cirúrgico que remove o excesso de pele e gordura na região abdominal, além de promover reposicionamento da musculatura, o que contribui para a tonificação da região.

Dessa forma, a abdominoplastia é indicada para combater a  gordura localizada, tratar a flacidez e promover definição. Com isso, os resultados esperados são:

  • melhora do contorno corporal;
  • melhor firmeza no abdome;
  • aparência tonificada;
  • redução de gordura da região;
  • eliminação da flacidez.

Lipoaspiração

A lipoaspiração é um procedimento muito comum para a remoção de gordura localizada na região abdominal. A cirurgia é indicada para pacientes que têm a pele firme e bom tônus muscular. Além de diminuir o índice de gordura, a lipoaspiração também ajuda a corrigir a flacidez e promover a definição do abdome.

Lipoabdominoplastia

Considerada uma variação da abdominoplastia associada à lipoaspiração, a lipoabdominoplastia é uma técnica cirúrgica que permite, ao mesmo tempo e de maneira segura, tratar todas as estruturas envolvidas no contorno abdominal. 

Dessa forma, o procedimento corrige as deformidades estéticas e funcionais do abdome, agregando um melhor e mais harmonioso contorno abdominal. Esta técnica está indicada para os casos de abdome com presença de pele flácida, acúmulo de gordura e diástase do músculo reto abdominal. 

Miniabdominoplastia

A miniabdominoplastia é uma variação da abdominoplastia, mas é realizada apenas com o objetivo de remover o excesso de pele que causa flacidez. Assim, esse procedimento é mais indicado para pacientes que estão dentro do peso ideal, mas apresentam uma sobra de pele na parte inferior do abdômen com ou sem diástase dos retos abdominais. 

 

Em muitos casos, dependendo da necessidade de cada paciente, é necessário associar dois ou mais procedimentos para obter a tão desejada barriga chapada. Ressaltamos que qualquer procedimento cirúrgico deve ser realizado após avaliação médica com um profissional de confiança, que irá determinar se paciente possui ou não indicação para a realização da cirurgia.


Quer continuar acompanhando nossas dicas, novidades e conteúdos? Siga-nos no Facebook e Instagram para ficar por dentro!