No corpo da mulher, os seios expressam um grande sinal de feminilidade e estão ligados à autoestima, qualidade de vida e bem-estar de cada paciente. Por esse motivo, pesquisar sobre o antes e depois da mamoplastia é uma prática muito comum às mulheres que desejam realizar uma cirurgia plástica nos seios.

O que você deve ter em mente, no entanto, é que a cirurgia tem resultados individualizados e dependem de uma série de fatores. O primeiro passo para garantir o sucesso do procedimento é procurar se informar sobre a cirurgia e esclarecer todas as suas dúvidas sobre o antes e depois da mamoplastia.

Para te ajudar nessa missão, preparamos este artigo com as principais informações que você precisa saber sobre a cirurgia – seja seu objetivo aumentar ou diminuir as mamas. Vamos lá?

Ouça este conteúdo 

 

Mamoplastia redutora X Mamoplastia de aumento

Conhecida como plástica dos seios, a mamoplastia é definida como toda cirurgia que visa transformar e modificar o formato e volume das mamas, buscando deixá-las mais harmoniosas e proporcionais ao restante do corpo. Existem dois tipos de mamoplastia: a redutora e a de aumento.

Mamoplastia redutora

A mamoplastia redutora é realizada com o objetivo de diminuir o tamanho dos seios e corrigir a flacidez e quedas de mamas muito grandes. Durante o procedimento, o cirurgião remove o excesso de gordura, o tecido glandular e a pele para deixar os seios mais proporcionais, além de aliviar o desconforto causado pelo tamanho das mamas.

Mamoplastia de aumento

A mamoplastia de aumento é a cirurgia plástica realizada com o objetivo de aumentar o volume dos seios, modelar e deixá-los mais levantados, em alguns casos. Para isso, a paciente recebe uma prótese de silicone, feita mediante avaliação criteriosa e de acordo com o biotipo e resultado desejado.

Antes da mamoplastia: como se preparar para a cirurgia?

Antes da cirurgia plástica nos seios, o mais importante é encontrar um cirurgião que transmita confiança e que ofereça atendimento humanizado para que você possa se sentir segura e preparada para a realização da mamoplastia.

Durante a consulta, você será questionada sobre sua saúde, hábitos, qualidade de vida e outros fatores que o profissional julgar necessário em seu caso. É importante que você seja o mais sincera possível, já que o sucesso e a segurança de seu procedimento também dependem de você.

Além disso, é de extrema importância que você alinhe suas expectativas antes da cirurgia plástica nos seios. Portanto, converse com o profissional sobre o resultado que você deseja e esteja preparada para possíveis objeções, afinal um médico experiente sempre irá orientar sobre o resultado que ficará mais harmonioso e nem sempre de acordo com o que você deseja.

Após essas etapas, você deve realizar os exames pré-operatórios solicitados pelo médico. Geralmente, incluem exames de sangue, eletrocardiograma, radiografia de tórax, ultrassonografia e mamografia. Também é necessário parar de fumar com bastante antecedência à cirurgia e fazer uso de medicamentos recomendados pelo cirurgião ou ajustar o uso dos seus medicamentos atuais, caso seja necessário.

Depois da mamoplastia: os cuidados no pós-operatório

Se você já quer ver os resultados da mamoplastia assim que se recuperar da cirurgia, recomendamos: tenha calma! Para chegar à aparência estética vista em fotos de “antes e depois”, é necessário muito cuidado e paciência. 

O período posterior à realização da mamoplastia exige cuidados especiais que devem ser seguidos à risca para evitar complicações e garantir os resultados esperados. Dentre as principais recomendações, estão:

  • não movimentar os braços acima dos ombros durante 2 a 3 semanas;
  • evitar dormir de lado por 30 dias ou de bruços por 60 dias;
  • fazer uso do sutiã de sustentação ou sutiã cirúrgico por dois meses;
  • não praticar exercícios físicos que causem a movimentação das mamas por 90 dias;
  • trocar os curativos regularmente durante o período estipulado pelo médico;
  • não carregar pesos por um mês;
  • não dirigir por um mês;
  • evitar tomar sol nas mamas e
  • retirar os pontos no período indicado pelo cirurgião plástico.

Neste período, é importante que o cirurgião ofereça todo o suporte necessário para sua recuperação, devendo estar disponível para esclarecer dúvidas ou apto para tratar possíveis complicações que possam surgir após o procedimento. 

Antes e depois da mamoplastia: por que não confiar nas fotos?

Se você deseja realizar a cirurgia de mamoplastia já deve ter pesquisado fotos sobre antes e depois do procedimento, não é mesmo? No entanto, basear-se somente nas imagens pode promover uma falsa sensação do resultado do seu procedimento. Isso porque cada paciente é única e a cirurgia é realizada de maneira individualizada.

Ou seja, as características anatômicas da paciente, associadas à técnica escolhida e à experiência do cirurgião é que determinarão o resultado final da sua operação. Por isso, mais uma vez, reforçamos a necessidade de encontrar um profissional experiente e com atendimento humanizado para evitar possíveis surpresas desagradáveis após a sua cirurgia.

O que esperar da cirurgia plástica nos seios?

Para notar os resultados do antes e depois da mamoplastia, é preciso esperar um certo tempo. Seus seios não irão sair da sala cirúrgica com o formato definitivo; geralmente o resultado final é observado entre 6 a 12 meses. 

Em alguns casos, um único procedimento não é suficiente para atingir os melhores resultados, podendo ser recomendado a realização de uma nova cirurgia. Além disso, a  evolução das mamas podem ser diferentes uma da outra, mas normalmente elas ficam com o aspecto semelhante com o passar do tempo.

É importante saber que os resultados da mamoplastia não são permanentes para a vida toda. Alguns fatores como envelhecimento, oscilação de peso, fatores hormonais, dentre outros, podem alterar o resultado da cirurgia.

Em relação às cicatrizes, o estágio definitivo ocorre um ano após o procedimento, quando, geralmente, costumam ficar  bem discretas. Até atingir esse período, elas podem ser escondidas facilmente com sutiãs ou biquínis.

Ficou com alguma dúvida sobre a cirurgia? Entre em contato com nossa equipe de atendimento por e-mail ou WhatsApp e envie suas perguntas. Será um prazer lhe ajudar!