Você teve uma boa relação com seu nariz durante toda a vida e agora nota que ele está com uma aparência caída? De fato, o envelhecimento pode alterar a estrutura nasal por perda de sustentação das cartilagens alares inferiores. A boa notícia é que é possível levantar o nariz com procedimentos cirúrgicos ou minimamente invasivos.

Ouça este conteúdo:

 

Além da questão estética, o abaixamento da ponta nasal pode provocar desconfortos funcionais e até mesmo prejudicar a respiração do paciente. E engana-se quem acredita que existe idade certa para fazer uma cirurgia plástica estética ou funcional: de acordo com o censo 2018 da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), pacientes com mais de 51 anos representem mais de 22% do total de cirurgias plásticas realizadas no Brasil.

Procedimentos minimamente invasivos para levantar o nariz

Para quem ainda não sente segurança para realizar uma rinoplastia, os procedimentos minimamente invasivos podem ser os mais indicados para levantar o nariz sem a necessidade de intervenção cirúrgica. Atualmente, tem-se falado muito da  rinomodelação, e esta pode ser uma ótima opção em alguns casos.

Rinomodelação

A rinomodelação pode ser considerada uma rinoplastia sem cortes e não cirúrgica. O procedimento é minimamente invasivo e realizado com a aplicação de ácido hialurônico na região nasal. Essa substância é produzida naturalmente pelo organismo, mas tem sua produção reduzida com o avanço da idade. 

O ácido hialurônico é administrado com uma agulha e/ou cânula nas regiões previamente definidas, buscando promover o levantamento do nariz e melhorar o contorno nasal. O procedimento é bastante indicado para narizes pequenos com a ponta levemente caída e discreta giba (“corcova” no dorso) Seu efeito também é temporário: a duração média é de um ano e meio. 

Vale ressaltar que a rinomodelação é  indicada somente para pacientes que desejam levantar o nariz por motivos estéticos. Esses procedimentos não têm capacidade de correções na funcionalidade do nariz

Procedimento cirúrgico para levantar o nariz

A rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil. Geralmente, seu objetivo é reduzir o tamanho das narinas e redefinir o contorno nasal, mas o procedimento também pode ser realizado com o objetivo de levantar o nariz. Saiba mais!

Rinoplastia

A rinoplastia é a cirurgia plástica para a correção das imperfeições estéticas ou funcionais do nariz. Pacientes que realizam a rinoplastia com o objetivo de levantar o nariz também podem melhorar a aparência e a proporção nasal para buscar maior harmonia facial.

O procedimento visa corrigir o dorso nasal, atuando tanto no osso quanto na cartilagem, por isso, permite remodelar a estrutura nasal para dar um novo aspecto ao nariz. No caso da rinoplastia, é possível associar a questão estética com a funcional, corrigindo problemas de dificuldade de respiração por conta de obstrução ou desvio de septo.

Após a cirurgia, é necessário seguir os cuidados pós-operatório para minimizar possíveis riscos de complicação. O resultado definitivo pode demorar até um ano para aparecer.

Qual procedimento é melhor para mim?

Ao optar pela escolha da técnica, é importante que o paciente conheça os prós, contras e riscos de cada procedimento. Por isso, nada substitui a consulta com um profissional especializado. Juntamente com o paciente, ele apresentará todas as orientações necessária e ajudá-lo a escolher o procedimento mais indicado para seu caso.

Geralmente, se o paciente está inseguro sobre a realização da rinoplastia, opta-se por procedimentos minimamente invasivos, uma vez que não possuem resultados permanentes. Para quem está seguro sobre a realização do procedimento e busca um resultado duradouro e eficaz, a rinoplastia pode ser a opção mais recomendada. 

Por que é importante priorizar o efeito natural?

Pacientes que realizam procedimentos para levantar o nariz podem ter o desejo de deixá-lo muito “arrebitado” ou parecido com o nariz de alguma celebridade. No entanto, para que o resultado fique harmônico e natural, é preciso considerar todas as características da face de cada paciente de maneira individualizada.

O formato de nariz que fica harmônico em um paciente pode ficar desarmônico no rosto de outro paciente. Por isso, o procedimento realizado – seja cirúrgico ou minimamente invasivo – precisa respeitar as proporções faciais de cada paciente. Assim, é possível buscar um resultado natural e proporcional ao seu rosto.

Ficou com alguma dúvida sobre os procedimentos estéticos no nariz? 

Entre em contato com nossa equipe de cirurgiões plásticos no Rio de Janeiro. E não deixe de acompanhar nossas dicas, novidades e conteúdos no Facebook e Instagram.