O termo em inglês denominado “Mommy Makeover” – ou “Transformação da Mamãe”, em tradução para o português – começou a ganhar popularidade nos Estados Unidos para denominar a associação de alguns procedimentos da cirurgia plástica que tratam o contorno corporal das mulheres após a gravidez. 

Ouça este conteúdo:

 

A experiência da maternidade é única e vem acompanhada de mudanças na vida da mamãe, tanto do ponto de vista físico, quanto psicológico. O corpo da mulher passa por inúmeras transformações e, por isso, é frequente a procura por cirurgia plástica depois da gravidez

O que acontece no corpo da mulher após a gravidez?

Durante a gestação, as mamas crescem em resposta ao estímulo hormonal que prepara a mamãe para a função do aleitamento materno. Com isso, há uma significativa distensão da pele e dos ligamentos que sustentam a glândula mamária. Após o período de amamentação, as mamas sofrem uma involução, resultando em mamas menores, geralmente flácidas e sem projeção

Do mesmo modo, o abdome sofre significativas alterações pela intensa distensão da parede abdominal, devido ao volume do útero. A pele e a musculatura são distendidas, levando ao aparecimento de estrias, flacidez, diastase e prejudicando o contorno corporal.

A dedicação intensa da mulher nos cuidados com o bebê, principalmente nos primeiros meses de vida, às vezes não permite que medidas como atividade física, dieta e alguns tratamentos estéticos sejam possíveis, gerando baixa auto-estima.

Mommy makeover: cirurgia para o abdome

As cirurgias na região do abdome são uma das mais procuradas no mommy makeover. Basicamente, podem ser realizados três procedimentos:

Lipoaspiração

A lipoaspiração é um procedimento indicado para tratar a gordura localizada na região abdominal que a mulher pode apresentar após a gravidez. Além de eliminar o excesso de gordura, a lipo também busca devolver a definição do contorno corporal.

Abdominoplastia

É um procedimento que promove a remoção do excesso de pele e gordura. No mommy makeover, esse procedimento é realizado principalmente em gestantes que ganharam mais peso durante a gravidez e apresentam flacidez na região abdominal após o parto. Como promove o fechamento da diástase com sutura da musculatura abdominal, a abdominoplastia auxilia na preservação de uma barriga mais reta e definida.

Lipominiabdominoplastia

Esse procedimento utiliza-se das técnicas de lipoaspiração – para remover a gordura dos flancos e do abdome – com associação à miniabdominoplastia, sendo que esta última é realizada com o objetivo de retirar o excesso de pele e remover as marcas de distensão apenas no abdome inferior, sem mexer na região do umbigo e sem a necessidade de aproximação dos músculos reto abdominais.

Mommy makeover: cirurgia para as mamas

Assim como o abdome, as mamas são a região do corpo que mais sofrem após a gravidez e, por isso, também são muito procurados no mommy makeover. Conheça os procedimentos mais comuns:

Mamoplastia de aumento

A mamoplastia de aumento, ou implante mamário, consiste na aplicação da prótese de silicone para buscar a recuperação da forma e volume dos seios que podem ser alterados após a gestação. A prótese ajuda a deixar os seios mais firmes, além de ser indicada para mamães que desejam aumentar o tamanho das mamas.

Mamoplastia redutora

Após a gestação, algumas mamães podem ficar com os seios aumentados, o que pode gerar desconforto físico e estético. A mamoplastia redutora é a cirurgia plástica feita para diminuir o tamanho dos seios, deixando-o mais proporcional e harmonioso com o restante do corpo.

Mastopexia

A mastopexia é o procedimento que visa proporcionar o levantamento das mamas e eliminar o excesso de pele e flacidez, buscando trazer mais projeção e sustentação para os seios, além de melhorar seu contorno. A cirurgia pode ser realizada com ou sem associação ao implante de prótese de silicone.

Quanto tempo devo esperar para realizar uma cirurgia plástica depois da gravidez? 

O tempo indicado para uma cirurgia plástica depois da gravidez é de, no mínimo, 6 meses após o parto. No caso de qualquer cirurgia nas mamas, o recomendável é pelo menos 2 a 3 meses depois de ter interrompido a amamentação. 

É fundamental que a cirurgia seja planejada após a decisão de não engravidar novamente. Se você tiver dúvidas, é melhor esperar ou optar por um procedimento que não terá o seu resultado comprometido com uma futura gravidez.

Pós-operatório do mommy makeover 

O período de recuperação depende da extensão dos procedimentos realizados, mas em geral varia entre duas e quatro semanas. A grande vantagem do mommy makeover é que a paciente não precisa lidar com o incômodo de passar por dois períodos de recuperação, como aconteceria no caso de realização de uma cirurgia nas mamas e uma cirurgia posterior no abdome, por exemplo.  

De maneira geral, os principais cuidados são:

  • usar cinta compressiva na região abdominal;
  • usar sutiã pós-cirúrgico nos seios;
  • permanecer de repouso na primeira semana;
  • não dirigir por cerca de 21 dias;
  • evitar atividades físicas por um mês;
  • dormir de barriga para cima no primeiro mês;
  • tomar as medicações prescritas pelo médico.

A importância da experiência profissional

A necessidade das cirurgias depende do que a mamãe deseja melhorar. Para ser possível a realização de cirurgias combinadas é imprescindível a opinião do profissional cirurgião plástico. Além disso, é importante esclarecer que cirurgias muito longas aumentam a chance de complicação, por isso, o profissional deve ser bem criterioso. 

É muito importante, também, realizar a consulta com um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Veja se seu médico preenche este critério no site da SBCP.

O grau de satisfação das pacientes que se submetem a este tipo de intervenção é muito elevado e são cirurgias que têm tido uma procura crescente.

Caso tenha restado alguma dúvida, entre em contato conosco e envie sua pergunta. Para contar com um atendimento ainda mais humanizado e individualizado, agende uma consulta com nossos especialistas para saber mais sobre o mommy makeover no Rio de Janeiro.