O envelhecimento da pele – seja mista, oleosa, normal ou seca – é um processo natural do nosso organismo. Para muitos pacientes, os sinais do envelhecimento são encarados com tranquilidade e aceitação, mas as técnicas de rejuvenescimento facial podem ser buscadas  por aqueles que sentem insatisfação com as marcas da idade.

Ouça este conteúdo:

 

A procura pelo rejuvenescimento facial tem ganhado destaque nas clínicas de cirurgia plástica, sobretudo devido à associação da estética corporal com a busca pela longevidade saudável. E não são somente as mulheres que estão de olho nos tratamentos de rejuvenescimento facial: o público masculino também tem procurado cada vez mais os procedimentos.

Quando começa o envelhecimento da pele?

A partir dos 30 anos, ocorre uma diminuição na produção de colágeno, que é a proteína que dá firmeza e sustentação à pele, dando espaço para o aparecimento dos primeiros sinais de envelhecimento, principalmente, ao redor dos olhos, testa e entre as sobrancelhas, além do bigode chinês, que aparece ao redor da boca. 

Após essa idade, a produção de colágeno tende a diminuir gradativamente todos os anos, resultando no aumento dos sinais de envelhecimento da face. Além da redução de colágeno, existem fatores que podem acelerar o envelhecimento e fazer com que os sinais apareçam antes mesmo dos 30 anos. Dentre eles podemos destacar:

  • exposição solar sem proteção adequada;
  • alimentação inadequada;
  • consumo de bebidas alcoólicas;
  • tabagismo;
  • estresse;
  • poluição e
  • atividade física em excesso.

O que é rejuvenescimento facial?

O rejuvenescimento facial serve, principalmente, para melhorar a aparência e textura da pele da face. Isso é feito através de procedimentos estéticos, que vão desde peeling químico até laser, e podem tratar rugas, sardas, manchas de sol, melasma, cicatrizes de acne, vasos sanguíneos visíveis, perda de tonalidade da pele, entre outros.

Tratamento de rejuvenescimento facial: quais as melhores opções?

As técnicas de rejuvenescimento facial estão bastante avançadas no campo da cirurgia plástica e da dermatologia. Isso permite que diversos procedimentos sejam realizados com o objetivo de rejuvenescer o rosto. Conheça os mais indicados pelas nossas especialistas em tratamentos para a pele, no Centro do Rio de Janeiro:

 Peeling químico

O peeling químico renova a camada superficial da pele, trazendo brilho e minimizando a visibilidade de linhas finas e manchas. O objetivo do procedimento é provocar uma descamação na pele – seja superficial ou intensa – para promover a renovação celular e atenuar os sinais de envelhecimento. 

Laser fracionado

O laser fracionado aquece a pele e, devido ao calor, remove as camadas superiores e médias, melhorando a pigmentação e suavização de rugas, manchas e linhas de expressão. Além disso, o laser para rejuvenescimento facial estimula a produção de colágeno e promove a renovação celular. 

Luz intensa pulsada

É indicada para tratamento de vasos, melanose solar e poros dilatados. A luz intensa pulsada consiste em um tratamento inteligente e seguro à base de reações decorrentes do contato da luz intensa com elementos cromóforos presentes no corpo humano, como a água, a melanina e a hemoglobina.

Terapia fotodinâmica

É um procedimento que melhora o aspecto da pele envelhecida em nível de textura e coloração. A técnica envolve a presença simultânea de um fármaco fotossensibilizante e uma fonte de luz que pode ser de vários tipos, como LED, luz vermelha e Dye Laser.

Ácido hialurônico

Apesar de ser muito utilizado para harmonização e preenchimento facial, o ácido hialurônico também é um poderoso aliado do rejuvenescimento da pele. A substância promove uma hidratação intensa, conferindo uma melhor tonificação à pele e reduzindo sulcos, rugas e outros sinais de envelhecimento. 

Sculptra

A Sculptra é um tratamento estético realizado por meio do procedimento de aplicação de substância que ativa a produção de colágeno, melhorando consideravelmente o tônus da pele, além de contribuir para o retardar o envelhecimento da pele e para a prevenção de formação de rugas e linhas de expressão, atenuando-as quando já presentes.

Toxina botulínica

Considerado um dos tratamentos de rejuvenescimento facial mais conhecidos, a toxina botulínica é um agente proteico biológico. A aplicação promove um bloqueio neuromuscular, que gera uma paralisação bastante localizada, por meio da inibição da acetilcolina, sendo eficiente para combater pés de galinha, sulcos, linhas horizontais na face, entre outros.

Como escolher o melhor tratamento

A escolha do tratamento mais adequado para o rejuvenescimento da pele vai depender de pessoa para pessoa. O médico deverá fazer uma análise cuidadosa da pele do paciente para minimizar qualquer risco de resultados indesejados. 

Os resultados dos procedimentos para rejuvenescimento da pele vão depender, e muito, de um programa de tratamento bem indicado, assim como dos cuidados diários e adoção de hábitos saudáveis. Vale lembrar também que nenhum tratamento é permanente e a pele vai continuar envelhecendo naturalmente.

A duração e resultados dos procedimentos para rejuvenescimento da pele vão depender de cada paciente. Converse com seu dermatologista ou cirurgião plástico para descobrir qual é o mais adequado para você. 

A importância dos hábitos saudáveis

É importante entender que, muitas vezes, os tratamentos deverão ter continuidade para que se mantenham os resultados alcançados. Para isso, é essencial seguir algumas regras básicas, sendo que a principal é: proteção solar absoluta. A pele que está passando pelo processo de rejuvenescimento deve ficar protegida do sol para evitar pigmentação irregular.

Além de usar filtro solar adequado à sua pele todos os dias, é importante adotar outros hábitos saudáveis que auxiliam na manutenção de uma pele bonita e saudável. Confira os principais:

  • manter uma alimentação saudável e rica em fibras;
  • abandonar o cigarro;
  • evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • beber, pelo menos, 2 litros de água por dia.

Seguindo essas dicas simples, você contribui com um envelhecimento saudável e pode, até mesmo, prolongar o efeito dos procedimentos.

Quer saber qual o melhor procedimento indicado para você? Faça nosso teste e descubra!