O rosto é uma das partes do nosso corpo que mais sofrem com rugas e marcas de expressão causadas pelo processo de envelhecimento natural ou movimentação frequente dos músculos. Para corrigir esses sinais, a aplicação de botox e preenchimento facial são procedimentos bastante indicados, mas você conhece a diferença entre eles?

Ambos os procedimentos têm o objetivo de corrigir rugas, sinais e marcas de expressão na região da face, mas possuem diferenças em relação à técnica, locais de aplicação, substância utilizada, dentre outras. Continue a leitura e entenda melhor as diferenças entre botox e preenchimento facial!

Botox: para que serve e quais as indicações?

A toxina botulínica, popularmente conhecida como botox, é indicada para tratar rugas dinâmicas, que são aquelas que surgem em decorrência da movimentação excessiva e repetitiva dos músculos faciais, como franzir a testa ou movimentar a região dos olhos.

O botox age como uma espécie de bloqueador neuromuscular, ou seja, deixa o músculo relaxada e estático. Sem a movimentação muscular, não há formação de rugas, mesmo que o paciente realize os movimentos continuamente. Além de tratar as rugas dinâmicas já existentes, a toxina botulínica também atua na prevenção de novas rugas.

O botox pode ser aplicado na testa, no músculo entre as sobrancelhas e na região lateral dos olhos para corrigir os pés de galinha. A aplicação é realizada com o auxílio de microagulhas que injetam a substância diretamente no músculo a ser tratado.

Preenchimento facial: para que serve e quais as indicações?

O preenchimento facial é indicado para o tratamento de rugas estáticas. Diferente das rugas dinâmicas que só aparecem conforme movimentamos os músculos faciais, as rugas estáticas são aquelas que surgem em decorrência do envelhecimento natural ou como uma evolução das rugas dinâmicas, podendo ser vistas mesmo com os músculos relaxados.

O objetivo do tratamento é preencher os vincos e sulcos formados na região da face, recuperando a tonicidade e o volume do rosto, além de promover o rejuvenescimento facial. O preenchimento é realizado com ácido hialurônico, uma substância produzida naturalmente pelo nosso organismo, mas que vai decaindo conforme o processo de envelhecimento.

A aplicação do ácido hialurônico é feita por microcânulas injetadas para preencher o espaço. A substância pode ser aplicada em diversas partes do rosto, como bigode chinês, canto dos lábios, bochechas, queixo, nariz e mandíbula. Ou seja, o preenchimento não é indicado somente para corrigir rugas, mas também para dar volume e preencher regiões que apresentam vincos, sulcos e perda de gordura.

Resumindo, a diferença entre Botox e preenchimento facial é…

A principal diferença entre a indicação do botox e do preenchimento facial é o tipo de ruga a ser tratada: se a ruga for dinâmica, opta-se pela aplicação da toxina botulínica; se a ruga for estática, o mais indicado é optar pelo preenchimento facial.

No entanto, nada impede que os tratamentos sejam realizados de forma complementar, uma vez que rugas dinâmicas não tratadas podem se tornar rugas estáticas. Caso o paciente apresente os dois tipos de rugas, os tratamentos podem ser realizados em conjunto.

Quanto tempo duram os resultados?

Tanto o botox quanto o preenchimento facial apresentam resultados temporários, perdendo o efeito com o passar do tempo. Normalmente, os resultados do botox duram, em média, seis meses, enquanto o resultado do preenchimento dura cerca de um ano.

Ao notar que o efeito está diminuindo, é possível realizar novas sessões com um intervalo mínimo de três meses entre elas. Para que o resultado seja mais duradouro, é fundamental que o paciente tome alguns cuidados especiais, como utilizar filtro solar todos os dias e manter cuidados diários com a pele.

É importante ressaltar que grávidas, pessoas com hipersensibilidade às substâncias, com pele inflamada ou que sofrem com doenças neuromusculares, imunológicas ou coagulopatias não devem se submeter aos procedimentos.

Tem interesse na realização de algum procedimento? Agende uma consulta com nossos especialistas para realizar uma avaliação individual e conhecer o procedimento mais indicado para você.