Considerada uma nova tendência entre as celebridades, a lipo de alta definição vem ganhando destaque no universo dos procedimentos estéticos e sendo cada vez mais procurada nas clínicas de cirurgia plástica. A técnica é considerada uma evolução da lipoaspiração, mas apresenta algumas diferenças nos métodos operatórios e nos objetivos desejados pelo paciente.


O que é lipo de alta definição?

 

Também chamada de lipo LAD ou lipo HD (High Definition), a lipo de alta definição é um procedimento que visa a retirada do excesso de gordura corporal localizada, além de ressaltar os contornos musculares na região operada. Esse é o grande objetivo da cirurgia: destacar e evidenciar os músculos para promover uma forma mais definida e atlética aos pacientes que buscam o procedimento.


Qual a diferença entre lipoaspiração e lipo de alta definição?

 

Tanto a lipoaspiração quanto a lipo de alta definição realizam a sucção de gordura por meio de cânulas que são introduzidas abaixo da pele para aspirar o excesso de gordura. No entanto, a lipo de alta definição também visa promover a definição dos contornos musculares, objetivo este que não é buscado no procedimento de lipoaspiração.

Na região abdominal, a mais comum operada na lipo de alta definição, é possível evidenciar os “gominhos” da barriga, ou seja, há uma melhora na definição da musculatura abdominal, que não pode ser obtida somente com a realização da lipoaspiração. Esta última remove o excesso de gordura, melhorando o contorno corporal e deixando a barriga mais lisa, mas sem evidenciar a definição muscular.


Para quem o procedimento é indicado?

 

A lipo de alta definição é indicada para homens e mulheres que desejam evidenciar os contornos musculares e conquistar um corpo mais definido, mas que não conseguem atingir esse objetivo somente com uma alimentação saudável aliada à prática de atividades físicas. 

Para se submeter ao procedimento, é preciso que o paciente esteja dentro ou próximo do seu peso ideal. A lipo HD e a lipoaspiração não possuem o objetivo de promover o emagrecimento e, portanto, não são indicadas para pacientes que querem perder peso. O volume de gordura retirado nos procedimentos deve ficar no máximo entre 5% e 7% do peso corporal.


Como é feita a lipo de alta definição?

 

A cirurgia é realizada através de pequenas incisões por onde são introduzidas cânulas responsáveis por aspirar o excesso de gordura. Além do uso de um aparelho especial que faz a emulsificação do tecido gorduroso, ou seja, derrete a gordura para otimizar a retirada da mesma. As cânulas utilizadas no procedimento são mais finas do que as utilizadas na lipoaspiração tradicional, permitindo sugar as gorduras de maneira menos agressiva e esculpir melhor os contornos musculares, além de oferecer maior controle ao cirurgião.

A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar sob anestesia geral ou peridural e possui duração que varia de 1 a 4 horas, dependendo da quantidade de gordura a ser aspirada. Por se tratar de uma técnica mais avançada, a lipo HD exige maior experiência e qualificação do cirurgião para aumentar as chances de sucesso do procedimento.


Quais os cuidados no pós-operatório?

 

De maneira geral, o paciente pode retornar para suas atividades cotidianas com sete a dez dias após o procedimento, mas a recuperação total da lipo de alta definição dura, em média, 30 dias. Esse período pode variar de paciente para paciente, de acordo com a recomendação médica. Os principais cuidados pós-operatório incluem:

·       ficar de repouso relativo por sete a dez dias;

·       não dirigir por cerca de 15 dias;

·       fazer uso da cinta pós-cirúrgica por 30 dias;

·       manter uma dieta equilibrada;

·       realizar sessões de drenagem linfática.

Vale ressaltar que os cuidados pós-cirúrgicos são essenciais para que o resultado seja satisfatório. Por isso, é importante conhecer todas as recomendações médicas e segui-las à risca até a recuperação total.


Quando aparece o resultado definitivo?

 

O resultado da lipo de alta definição pode ser observado nas primeiras semanas após a cirurgia, mas os resultados definitivos costumam ser observados após três meses. Para manter a definição obtida com o procedimento é importante manter um estilo de vida saudável, aliando alimentação equilibrada com a prática de atividades físicas.

Os pontos são retirados entre 7 e 14 dias e a cicatriz costuma ficar bastante imperceptível, seis meses após a realização do procedimento. Caso o paciente deseje fazer a correção da cicatriz, o ideal é esperar um ano para corrigi-la.

Quer continuar acompanhando tudo sobre o universo da cirurgia plástica? Siga-nos no Facebook e Instagram para ficar por dentro!