Encontrar um médico para realizar o tão sonhado procedimento, seja cosmético ou reconstrutivo, não é algo simples. Afinal, ninguém quer correr o risco de se colocar nas mãos de alguém despreparado e ter problemas posteriores. Por isso, a escolha da clínica de cirurgia plástica é muito importante e deve ser muito bem pensada. Afinal, trata-se de um pré-requisito para a satisfação de suas necessidades.

Para ajudar quem está em busca de um bom cirurgião, sugerimos seguir 5 passos bem objetivos. Dessa forma, sua saúde, bem-estar e autoestima estarão em segurança!

1. Verifique se o médico é credenciado à SBCP

Além de ver se o número do respectivo CRM está ativo, checar se o cirurgião é credenciado à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) diz muito sobre sua qualificação. A verificação é bastante simples, basta fazer uma busca pelo nome no site da instituição. Dessa forma, é possível ter certeza que:

  • o médico completou a especialização em cirurgia plástica;
  • está treinado para realizar todo tipo de cirurgias plásticas;
  • conhece e respeita o código de ética da categoria, assim como as regras dos órgãos reguladores;
  • opera somente em instalações médicas credenciadas, o que minimiza o risco de complicações.

Sendo assim, o primeiro passo é desconsiderar os profissionais com CRM inativos ou cassados. Rejeite, também, os que não sejam ligados à SBCP.

2. Avalie o grau de expertise do cirurgião

Verifique se o cirurgião em vista é especialista na área do corpo que você deseja operar. Além disso, procure saber o número de procedimentos que sua equipe já realizou. Muitas vezes, essas informações constam no site da clínica.

Avalie, também, de que forma o médico se mantém atualizado. Para isso, observe os seguintes aspectos:

  • se ele faz cursos e participa de congressos e palestras;
  • se costuma apresentar trabalhos;
  • se possui artigos publicados.

3. Analise a estrutura física da clínica

Uma localização privilegiada é importante para facilitar o dia a dia do paciente. Afinal, além das consultas antes da cirurgia, existem os retornos pós-operatórios. Assim, clínicas localizadas em regiões centrais, pela facilidade de acesso, são sempre uma boa opção.

Em relação à estrutura física, repare no nível de limpeza, conservação e conforto das instalações. Veja se o local conta com equipamentos de ponta e repare na qualidade dos materiais utilizados.

Além disso, pesquise as avaliações de pacientes nas redes sociais. Hoje em dia, essa é uma boa ferramenta para avaliar todos os tipos de serviços, inclusive médicos. Veja as opiniões sobre a qualidade dos atendimentos, satisfação para com os procedimentos e suporte pós-cirurgia.

4. Peça indicação de uma boa clínica de cirurgia plástica

Conhece alguém que já realizou o tipo de procedimento que você deseja? Nesse caso, peça indicação da clínica de cirurgia plástica onde a pessoa foi tratada.

Você também pode pedir indicações para outros profissionais de saúde. Um médico de confiança, mesmo que de outra especialidade (dermatologista, por exemplo), pode recomendar algumas clínicas renomadas e idôneas.

Quando estiver no local, pergunte se o cirurgião é credenciado aos melhores hospitais da região. Isso vale mesmo para aqueles que dispõe do próprio centro cirúrgico.

5. Veja como o cirurgião se porta durante a consulta

A forma como o médico trata o paciente durante a consulta também deve ser levada em conta. Um bom profissional:

  • quer entender as insatisfações do paciente;
  • pergunta sobre as expectativas quanto aos resultados da cirurgia;
  • indica o procedimento mais adequado para suas necessidades;
  • explica como o procedimento indicado funciona (abordando a complexidade, o tipo de anestesia, o tempo de internação, os cuidados pós-operatórios e a longo prazo);
  • fala sobre os riscos envolvidos, os quais são comuns a todos os tipos de procedimentos cirúrgicos;
  • responde, pacientemente, a todos os questionamentos e deixa a decisão final para o paciente.

Se você procura uma clínica de cirurgia plástica no Centro do Rio de Janeiro, conheça a Clínica Lis. Toda nossa equipe possui título de especialista e grande experiência — já realizamos mais de 1.000 cirurgias plásticas. Nossa estrutura dispõe de equipamentos próprios para os principais tratamentos oferecidos. Além disso, utilizamos apenas dermocosméticos de melhor resultado e segurança. E por último, mas não menos importante, temos o orgulho de sermos reconhecidos pelo excelente relacionamento com nossos pacientes!

Agora que você já sabe o que é importante na hora de escolher uma clínica de cirurgia plástica, fique à vontade para entrar em contato. Estamos inteiramente à disposição!