ninfoplastia é um tipo de cirurgia plástica indicada para quem deseja diminuir os pequenos lábios (estruturas que protegem a entrada da vagina), assim como o formato e o tamanho dos grandes lábios (sendo essa solicitação menos frequente). A procura pelo rejuvenescimento vaginal tem aumentado nos últimos anos, tanto por mulheres que se sentem incomodadas em relação à estética genital, o que impacta na sua autoestima, como por aquelas que relatam as mais diversas dificuldades funcionais.

Neste artigo, abordamos mais detalhes sobre esse procedimento, cada vez mais solicitado. Para saber mais, continue a leitura!

O que é e como é realizada a ninfoplastia?

A ninfoplastia (também chamada de labioplastia ou cirurgia íntima) é um procedimento, geralmente, indicado para reduzir o tamanho dos pequenos lábios vaginais. Para isso, o cirurgião retira o excesso de mucosa do local (a porção que fica aparente quando a mulher está de pé, posicionada normalmente) e o reconstrói, buscando um resultado esteticamente bonito e natural.

Na hora de agendar o procedimento, recomenda-se marcá-lo imediatamente após a data da menstruação. Isso porque, o fluxo menstrual atrapalha os cuidados pós-operatórios, como o uso de compressas frias. E o absorvente externo, por sua vez, abafa a área.

Dito isso, a cirurgia que deve ser realizada em ambiente hospitalar e o procedimento dura de 40 a 90 minutos. A técnica anestésica varia conforme a necessidade de cada caso cirúrgico.

Para definir a técnica cirúrgica utilizada, o corpo clínico (geralmente, cirurgião plástico e ginecologista) consideram as características das mucosas que serão eliminadas. Se for preciso intervir nos grandes lábios, pode-se usar uma cânula de lipoaspiração ou, no caso de flacidez, fazer uma lipoenxertia estruturada (injetando gordura da própria paciente).

Como é o pós-operatório da ninfoplastia?

A recuperação da ninfoplastia exige um pouco mais de cuidado do que a maioria dos pós-operatórios das cirurgias plásticas. A paciente submetida ao procedimento precisa:

  • fazer a higienização rigorosa das partes íntimas por sete dias
  • quando estiver fora de casa, fazer a higiene com lenços umedecidos e não papel higiênico;
  • tomar banho com água morna e sabonete neutro, sem a necessidade de usar sabonetes específicos para a área íntima, nem substâncias antissépticas;
  • aguardar entre 30 e 45 dias até retomar as atividades sexuais
  • repousar de dois a três dias após a cirurgia — depois disso, quem trabalha sem realizar esforço físico pode voltar à rotina, já aquelas cuja função exige esforço físico devem aguardar, no mínimo, três semanas;
  • esperar três semanas para retomar os exercícios gradualmente, evitando atividades que pressionem a área operada (como bicicleta);
  • vestir calcinhas leves e respiráveis (de algodão) e roupas confortáveis, que deixem a área operada bem arejada — isso, somente até a completa cicatrização.

ninfoplastia é um procedimento seguro e, em média, depois de 30 dias, a incisão costuma estar cicatrizada. Além disso, gera um alto índice de satisfação entre as pacientes, sendo que o resultado final pode ser observado depois de 90 dias.

Para quem o procedimento é indicado?

A ninfoplastia é indicada para mulheres que têm os pequenos lábios desproporcionais. Muitas vezes, eles adquirem um tamanho maior do que os grandes lábios, gerando não apenas um incômodo estético, mas também funcional.

Isso porque, o excesso de mucosa na genitália pode:

  • dificultar a ventilação e a higienização da vagina, levando a infecções frequentes (como a candidíase);
  • provocar dores durante o ato sexual, pois o excesso de mucosa tende a dobrar para dentro da vagina no momento da penetração;
  • atrapalhar a prática de certas atividades físicas, como o spinning.

Ainda assim, a maioria das pacientes se interessa pelo procedimento por motivação estética. Estudos retrospectivos mostram que a principal razão para sua realização é a vergonha da aparência genital durante as relações sexuais.

Esses estudos também destacam o impacto psicológico do resultado da ninfoplastia sobre o bem-estar emocional das mulheres.

Conte com o profissionalismo da equipe da Clínica Lis. A cirurgia íntima, como qualquer tipo de cirurgia plástica, exige um alto grau de conhecimento e experiência.

Achou o procedimento interessante? Nesse caso, aproveite para agendar uma consulta e faça uma avaliação individualizada!