Escolher cirurgiões plásticos, ainda mais sem a indicação de conhecidos (parentes, amigos ou algum outro médico de confiança), parece muito difícil. Afinal, você busca realizar o seu sonho e recuperar sua autoestima, sem ter que passar por uma dor de cabeça para isso. No entanto, essa busca não precisa ser tão complicada assim. Nós vamos te mostrar como encontrar uma clínica de cirurgia plástica no Rio de Janeiro.

Existem alguns critérios que, quando observados desde a primeira pesquisa, conduzem à segurança e satisfação do paciente. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), são fatores indispensáveis, sem os quais fica inviável se submeter a qualquer tipo de procedimento.

Neste artigo, reunimos quatro aspectos que facilitam o processo de escolha. Continue a leitura e fique por dentro!

Como escolher uma clínica de cirurgia plástica no Rio de Janeiro?

Seja qual for a área de atuação, todos os médicos são submetidos ao Código de Ética Médica, elaborado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Caso deseje, você pode lê-lo para saber como deve ser a atuação do profissional.

Porém, além de confiar no juramento regulamentado pela categoria, há outros fatores essenciais na hora de escolher uma clínica de cirurgia plástica. Conheça-os a seguir.

  1. Verifique a capacitação e afiliação do médico da clínica de cirurgia plástica no Rio de Janeiro

Ao escolher um cirurgião cadastrado na SBCP, você terá certeza de que, após se formar em Medicina, ele completou o treinamento de, no mínimo, cinco anos em cirurgia — sendo três deles dedicados exclusivamente à cirurgia plástica. Assim, esse profissional está apto a realizar todos os tipos de cirurgias plásticas, estéticas e reconstrutivas. Ele também está preparado para lidar com possíveis intercorrências.

Além disso, os médicos certificados só operam em instalações (hospitais e centros cirúrgicos) credenciadas. Basta uma pesquisa rápida, no site da SBCP, usando o nome do profissional e o estado onde atua, para descobrir se ele é ligado à entidade.

Outra dica importante: para saber mais sobre a capacitação do cirurgião, cheque sua afiliação. Possuir o título de membro da SBCP significa que ele integra o primeiro escalão da cirurgia plástica.

  1. Avalie a estrutura física, a qualidade dos equipamentos e a localização

Observe a conservação, o conforto e a limpeza da clínica da recepção ao consultório médico da cirurgia plástica no Rio de Janeiro. Note ainda se o local dispõe de equipamentos modernos, ambientes climatizados e materiais de qualidade.

Além disso, prefira clínicas bem localizadas. Isso porque são necessárias, no mínimo, duas visitas antes do procedimento (a primeira consulta e o respectivo retorno, quando são mostrados os exames pré-operatórios). Após o procedimento, também deverão ser feitas novas avaliações médicas, para checar os resultados e a cicatrização. Com tantas idas e vindas, quanto mais fácil o acesso, melhor.

  1. Pesquise as avaliações dos pacientes já atendidos na clínica de cirurgia plástica

Veja o que os pacientes falam nas redes sociais da própria clínica, bem como nas avaliações postadas no Google. Trata-se de uma ótima ferramenta para avaliar os serviços oferecidos, da qualidade nos atendimentos ao suporte pós-procedimentos.

  1. Analise as redes sociais da clínica de cirurgia plástica no Rio de Janeiro

O  mundo digital também é um ótimo caminho para avaliar o profissionalismo da clínica. Acesse as redes sociais e veja como são os conteúdos que eles publicam e se eles são éticos.

Por exemplo, o CFM proíbe a divulgação de imagens de “antes e depois”, além de garantias de resultados e promoções sensacionalistas. Afinal, a medicina não é uma ciência exata e requer muito cuidado.

Então, se a clínica de cirurgia plástica não cumpre essas diretrizes em seus perfis, é um sinal de que o trabalho dela pode não ser tão adequado.

  1. Fuja de quem faz promessas irreais

Desconfie de profissionais que prometem resultados “bons demais para ser verdade”. Como já mencionamos, na medicina essa garantia não é permitida, pois cada caso é um caso e não há como garantir resultados milagrosos. O que é possível fazer é utilizar as técnicas mais apropriadas e tomar todos os cuidados necessários.

Portanto, converse muito com o cirurgião e os demais profissionais da clínica de cirurgia plástica no Rio de Janeiro. Analise as condutas deles e veja se são éticas.

  1. Pesquise sobre o procedimento

Antes mesmo da primeira consulta, é válido pesquisar sobre o procedimento que você deseja realizar. Veja como ele é feito, as técnicas, os cuidados no pós-operatório e diversos outros detalhes.

Dessa forma, você consegue conversar melhor com o médico e perceber quando houver algum problema, como ele te sugerir um modo de cirurgia ultrapassado. Assim, você terá maior segurança e empoderamento sob a sua saúde!

  1. Faça uma consulta na clínica de cirurgia plástica no Rio de Janeiro

Não há problema nenhum em você marcar uma consulta na clínica de cirurgia plástica apenas para conhecer o ambiente e o profissional com quem deseja operar.

Isso permite que você analise os detalhes de perto e faça suas considerações. Verifique tudo que já citamos e também a forma como os profissionais te recebem, pois você precisa se sentir acolhida no local.

Por que é importante escolher uma clínica de confiança?

Uma clínica é considerada de confiança quando possui, principalmente, profissionais capacitados, infraestrutura de qualidade e boas avaliações dos pacientes. Escolher um local que reúna esses requisitos minimiza os riscos de se colocar nas mãos de um médico despreparado ou até de um falso especialista, gerando perigos à sua saúde e autoestima.

Esse cuidado deve ser tomado mesmo em procedimentos estéticos não cirúrgicos, pois toda intervenção tem chances de complicações e intercorrências. Um bom médico conversa pacientemente, esclarece dúvidas, adequa as expectativas à realidade e não tem medo de falar a verdade.

Onde encontrar uma clínica de cirurgia plástica no Rio de Janeiro?

Com base nos critérios mencionados, você pode, perfeitamente, encontrar uma clínica de cirurgia plástica no Rio de Janeiro de excelência.

No entanto, não se esqueça do mais importante: a escolha de um médico especializado e de um local qualificado é o primeiro passo para satisfazer suas expectativas, pois aumenta as chances de sucesso no procedimento. Por isso, não abra mão desses requisitos.

Agora, te convidamos para nos conhecer, aqui na Clínica Lis. Dispomos de uma equipe multidisciplinar altamente preparada para promover a saúde e o bem-estar completo dos pacientes. Nossos cirurgiões plásticos são membros da SBCP e temos instalações modernas e confortáveis. Tudo isso em uma área nobre no centro do Rio de Janeiro!

Não perca mais tempo: acesse nosso site e agende uma consulta para uma avaliação individual. Estamos te esperando!