hidrolipo (também chamada de mini lipo ou lipoaspiração tumescente) é uma técnica de lipoaspiração que remove pequenas quantidades de gordura localizada, com o uso de uma solução anestésica. Nesse tipo de procedimento, o paciente recebe anestesia local, com ou sem necessidade de sedação venosa. No entanto, o resultado, comparado à lipoaspiração clássica, é mais sutil, limitando-se à melhora do contorno corporal. É por isso que, para evitar frustrações, sua indicação tem que ser muito bem pensada.

Neste artigo, explicamos quais são as indicações para a hidrolipo. Além disso, mostramos os cuidados necessários antes e depois da sua realização. Continue a leitura e esclareça suas dúvidas!

Quando a hidrolipo é indicada?

A hidrolipo costuma ser feita nas costas, abdome, flancos e culotes. Ela é indicada para pacientes em uma boa forma física, que não desejam perder peso com a cirurgia, mas melhorar o contorno de alguma área específica. Sendo assim, são pessoas com:

  • pele firme e com boa elasticidade, sem flacidez;
  • pequenas regiões com depósito de gordura localizada;
  • adeptos de uma boa alimentação e praticantes de exercícios físicos.

Muitas vezes, a hidrolipo é procurada por pessoas que querem aderir, definitivamente, a um estilo de vida saudável. O raciocínio é simples: após se livrarem da ‘gordurinha’ que tanto as incomodava, elas se impõe a “obrigação” de manter o resultado alcançado (por exemplo, a tão desejada barriga chapada).

Como é o procedimento?

Para realizar a hidrolipo, o médico injeta uma solução tumescente (que além do anestésico, contém substâncias para minimizar o sangramento) no local da aspiração. A sucção da gordura é feita imediatamente em seguida, com o uso de uma cânula longa e fina, ligada a um aparelho de vácuo (lipoaspirador), assim como na lipoaspiração clássica.

Em áreas maiores, como no abdome, é necessário fazer a aspiração por setores previamente divididos (geralmente, em duas a quatro partes). Cada uma delas é infiltrada e aspirada sucessivamente.

Em seguida, são feitos os curativos aderentes nas pequenas incisões e colocada a faixa de compressão..

A hidrolipo deve ser realizada por cirurgiões plásticos, de preferência, membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), em esquema de “day hospital”, com alta no mesmo dia.

Quais são os cuidados antes do procedimento?

Uma vez que exista a indicação e que as expectativas do paciente estejam alinhadas às possibilidades do procedimento, o médico solicita alguns exames pré-operatórios. Se não houver nenhum impedimento, a cirurgia é marcada.

Antes do procedimento, é preciso suspender alguns tipos de medicamentos, conforme a orientação do médico responsável. Também é necessário parar de fumar pelo maior tempo possível (de preferência, afastando-se do cigarro definitivamente). Lembre que é muito importante  seguir todas as orientações dadas pelo médico responsável pela cirurgia.

Quais são os cuidados pós-operatórios?

O desconforto após a hidrolipo é proporcionalmente menor ao provocado pela lipoaspiração tradicional, mesmo porque a área tratada também é. Assim, o retorno às atividades diárias é mais rápido. No entanto, recomenda-se, pelo menos, um dia de repouso.

Nos primeiros dias, o paciente pode apresentar dor, amenizada com analgésicos simples, bem como edema (inchaço) e equimoses (manchas roxas) na área tratada. Em relação ao edema, algumas sessões de drenagem linfática podem aliviá-lo. Já as manchas saem naturalmente, basta evitar a luz solar.

O paciente deve usar a cinta compressiva por cerca de um a 2 meses. Vale reforçar que respeitar os cuidados no período pós-operatório reflete na qualidade do procedimento.

O resultado é visto a partir do terceiro mês, quando o edema cessa, os hematomas desaparecem e é possível observar o novo contorno no local. Assim, se você acredita que se encaixa no perfil de paciente com indicação para fazer uma hidrolipo, converse com um especialista. Ele irá avaliar seu biotipo, quadro de saúde e estilo de vida e, só então, sugerir o procedimento mais adequado.

Esperamos que o conteúdo tenha sido interessante. Para ficar sabendo das próximas publicações, bem como ficar por dentro de tudo que acontece na Clínica Lis, siga nossas páginas no Facebook e Instagram!