crioescleroterapia integra a lista de procedimentos não cirúrgicos para o tratamento de varizes e vasinhos. As aplicações de glicose resfriada trazem uma série de benefícios para os pacientes. No entanto, para obtê-los é preciso que haja a correta indicação e execução do procedimento. Mas então, onde fazer crioescleroterapia no Rio de Janeiro, RJ? Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), esse tipo de técnica só pode ser realizada por médicos angiologistas e cirurgiões vasculares, em local e devidamente equipado. Tudo isso você encontra na Clínica Lis!

Neste artigo, explicamos como funciona o procedimento e, porque é imprescindível que seja prescrito e executado por especialistas. Para saber mais, continue a leitura.

Como funciona a crioescleroterapia?

A crioescleroterapia é um procedimento de maior potência, indicado para o tratamento de vasinhos maiores do que as microvarizes (telangiectasias). Essas, por sua vez, costumam ser tratados pela escleroterapia convencional.

Sendo assim, a crioescleroterapia é considerada uma evolução da escleroterapia, pois combina técnicas química e física. O procedimento é feito com aplicações de um agente esclerosante (glicose hipertônica a 73%) resfriado a -40º C, por meio de equipamentos refrigeradores especiais.

Quais são os benefícios do procedimento?

A crioescleroterapia associa o efeito terapêutico da solução esclerosante aos efeitos provocados pelo frio. Ao entrar no organismo, o esclerosante resfriado aumenta a lesão das paredes internas dos vasos, pois permanece por mais tempo em contato, graças à maior viscosidade.

Em seguida, o descongelamento leva à formação de microcristais. Essas partículas também auxiliam na destruição dos vasinhos.

E tem mais! Além de acelerar o processo, o frio alivia o desconforto sentido pelo paciente durante as aplicações e diminui o risco de pigmentação da pele.

Quais são as vantagens da crioescleroterapia para quem vive no Rio?

O frio intenso minimiza o risco de sangramentos (graças à contração dos vasos) e, consequentemente, de formar hematomas após a punção venosa (injeção endovascular). Essa é uma das principais vantagens da crioescleroterapia para quem vive no Rio de Janeiro.

Como se sabe, hematomas expostos ao sol mancham a pele. Em uma cidade conhecida por ser quente e ensolarada, com uma pujante vida ao ar livre, isso faz toda diferença!

Ainda que entre as sessões seja preciso evitar à exposição da área tratada ao sol, ao término, pode-se voltar a deixar as pernas à mostra mais rapidamente. Afinal, em pouco tempo, estarão livres das marcas deixadas pelo procedimento.

Em relação à prática de exercícios físicos, as atividades estão liberadas ao longo das sessões. Contanto, desde que a área tratada não fique exposta ao sol. Nesse período, prefira treinos indoor (em ambientes fechados) ou use calças com tecido com fator de proteção UV, aplicando filtro solar antes de vesti-las.

Que especialista pode realizar o procedimento?

A crioescleroterapia, assim como os demais tratamentos de escleroterapia, só pode ser realizada por médicos especialistas em angiologia e cirurgia vascular. Apenas eles têm a capacitação necessária para indicar o melhor procedimento para cada paciente, baseando-se em suas características individuais.

Onde fazer crioescleroterapia no Rio de Janeiro?

Apesar de aparentemente simples, as aplicações para secar vasinhos são uma técnica invasiva e extremamente delicada. Por isso, além da execução por especialistas no sistema vascular, elas devem ser feitas em ambientes apropriados.

Sem esses cuidados, aumentam os riscos de ter efeitos indesejados. Esses vão desde comprometimentos estéticos, como manchas escuras na pele, a inúmeros problemas de saúde.

Assim, se você se preocupa com sua beleza e segurança, não vacile na hora de escolher o local onde irá realizar seu tratamento. Quem precisa fazer crioescleroterapia no Rio de Janeiro, assim como outros tipos de escleroterapia e procedimentos complementares, pode contar com os profissionais altamente preparados e a infraestrutura de ponta da Clínica Lis. Para facilitar o acesso, estamos localizados na área central da cidade.

Agora é com você: para colher os benefícios dos tratamentos para varizes e vasinhos, o primeiro passo é fazer uma avaliação individual. Caso deseje, não perca tempo: aproveite para agendar sua consulta agora mesmo!