redução de aréolas (círculo de pele pigmentada, localizado ao redor do mamilo) é uma cirurgia estética que, apesar de tratar uma pequena área, faz toda diferença na aparência dos seios. A intervenção busca a proporcionalidade e pode ser feita de maneira exclusiva ou combinada a outras técnicas (como mamoplastia redutora, maxtopexia, entre outras).

A seguir, conheça mais sobre o procedimento. Veja, também, onde realizá-lo no Rio de Janeiro, RJ.

Para quem a redução de aréolas é indicada?

A cirurgia de redução de aréolas costuma ser feita como parte de mamoplastias redutoras. Outras possibilidades frequentes são a realização em correções de mamas tuberosas e em mastopexias. E existem, ainda, as intervenções que visam diminuir apenas as aréolas, preservando a forma das mamas.

Seja associada ou exclusiva, o procedimento pode ser realizado em casos em que as aréolas se apresentam desproporcionalmente alargadas em relação ao tamanho dos seios. Para avaliar se há indicação, além do diâmetro das aréolas, o cirurgião considera o posicionamento dos mamilos e a qualidade da pele da paciente.

Como é a cirurgia para redução de aréolas?

Como em toda cirurgia plástica, antes de começar o especialista faz as marcações necessárias no corpo da paciente. Os desenhos na pele servem para guiá-lo no decorrer do procedimento.

Após a anestesia (cujo tipo varia conforme o planejamento cirúrgico), a operação tem início. A seguir, confira como é uma cirurgia para redução das aréolas exclusiva e associada a outras cirurgias.

Cirurgia para redução das aréolas

Existem pacientes cuja única queixa é o tamanho das aréolas. Nesses casos, a cirurgia é feita, exclusivamente, para reduzi-las e harmonizá-las — preservando a forma, projeção e tamanho original das mamas.

O procedimento é, relativamente, simples. As incisões são feitas ao redor das aréolas, para a ressecção do tecido excedente, ficando com o diâmetro reduzido. Em seguida, é feita a sutura.

A maioria das pacientes recebe alta no mesmo dia ou em até 24 horas. Os pontos são retirados entre uma semana e dez dias.

O pós-operatório tem poucas restrições, mas é preciso tomar a medicação para dor prescrita, usar sutiã cirúrgico e evitar pegar objetos pesados. Em média, o retorno ao trabalho se dá em dois dias. Já a prática de exercícios físicos intensos deve ser pausada por um mês.

Mamoplastia redutora com redução de aréolas

Quando se trata de uma mamoplastia redutora, na maioria das vezes, o procedimento ocorre da seguinte maneira: após a incisão, os mamilos são reposicionados, preservando seu suprimento sanguíneo. A aréola, por sua vez, passa por uma ressecção. Por fim, o tecido mamário também é reduzido e, se preciso, remodelado e levantado.

Mastopexia com redução de aréolas

Quando a paciente tem desejo de aumentar o volume e a projeção dos seios, bem como corrigir a flacidez dos seios, pode-se realizar uma mastopexia (com ou sem próteses de silicone). Em seguida, o cirurgião faz a redução das aréolas (como explicado anteriormente).

Cirurgia para mama tuberosa com redução de aréolas

No caso de mamas tuberosas, a solução adotada varia conforme as características e desejos da paciente. Muitas vezes, o problema é resolvido por meio de uma mamoplastia de aumento.

Em relação à redução das aréolas, além de fazer a ressecção de pele, o cirurgião também precisa desfazer o anel fibroso no seu entorno. Após a remodelação dos seios e aréolas, as incisões são fechadas.

Como é o resultado do procedimento?

O procedimento costuma ser bastante seguro e satisfatório. Os resultados podem ser percebidos imediatamente, ainda que seja preciso aguardar alguns meses até a completa cicatrização e diminuição do inchaço.

As cicatrizes, aliás, ficam em torno da aréola e são visíveis, embora discretas. Além disso, costumam melhorar, significativamente, ao longo do tempo.

Já a sensibilidade na área operada é uma questão que varia muito de pessoa para pessoa. Em geral, ela costuma ficar reduzida no período pós-operatório, principalmente nos mamilos, sendo retomada gradualmente.

Onde realizar uma cirurgia de redução de aréolas?

O procedimento deve ser feito por cirurgiões plásticos qualificados e experientes, em locais que ofereçam todo suporte necessário, para o caso de eventuais intercorrências. Assim, quem pretende realizar uma cirurgia de redução de aréolas no Rio de Janeiro pode contar com o corpo clínico altamente qualificado da Clínica Lis!

Caso queira conversar a respeito, nossos especialistas estão à disposição. Aproveite e agende uma consulta para avaliação individual agora mesmo!