Quem faz uma cirurgia plástica quer, logicamente, que o resultado dure. Pois bem: sabe qual é a melhor maneira de garantir a manutenção das formas esculpidas pelo cirurgião ao longo do tempo? A correta indicação do procedimento! Uma lipoaspiração, por exemplo, nunca pode ser feita como um tratamento de emagrecimento.

Neste artigo, falamos sobre o risco do retorno das gorduras localizadas após a lipoaspiração. Explicamos, também, como é possível prevenir o problema. Confira!

A gordura pode, sim, voltar após a lipoaspiração

A lipoaspiração não tem garantia. Diversos fatores estão ligados ao retorno do peso, mas os principais são o sedentarismo e a má qualidade da alimentação. Assim, se um paciente faz uma lipo, mas não tem o hábito de se alimentar de maneira saudável e/ou se exercitar regularmente, lamentamos, mas a gordura irá voltar.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), entre os que se submetem ao procedimento com o intuito de emagrecer, a tendência é que a gordura reapareçae, o pior, na região intra-abdominal. Esse tipo de gordura é extremamente prejudicial à saúde, sendo diretamente ligado a doenças graves, como infarto e AVC.

E tem mais: a aparência da gordura após a lipoaspiração pode ficar estranha. Isso porque, ela costuma se acumular em locais que não foram atingidos pelo procedimento, distribuindo-se de maneira desproporcional.

Primeiro elimine a gordura da mente, depois do corpo

A lipoaspiração é indicada para quem deseja remodelar áreas específicas do corpo, eliminando focos de gordura localizada. Ela deve ser realizada apenas em pessoas saudáveis, com índice de massa corpórea (IMC) normal.

Por isso, primeiro é preciso “emagrecer a mente”. Muitas vezes, o cirurgião recomenda um tratamento prévio (com um nutrólogo, por exemplo), para que o paciente faça uma reeducação alimentar. Assim, quando chegar a hora de fazer sua cirurgia, a mente já estará preparada para cuidar do novo corpo.

Se você ainda duvida da importância desse cuidado, aqui vai mais um ponto: o corpo humano sempre busca restabelecer seu equilíbrio. Por isso, logo após a cirurgia, o organismo tentará recuperar a gordura removida. Não à toa, os cirurgiões são bem enfáticos em relação à importância do controle alimentar pós-procedimento.

Importância do apoio especializado para planejar sua cirurgia

Desconfie do “cirurgião prestador de serviços”. Saúde não é um produto e esse é um caminho muito perigoso.

Um paciente desavisado pode até procurar uma clínica de cirurgia plástica para solicitar uma lipo. Porém, é o especialista que irá avaliar se existe a necessidade e a viabilidade para realizá-la. Isso é feito com base em diversos fatores, tais como:

  • histórico clínico pessoal e familiar;

  • hábitos de vida;

  • comorbidades conhecidas;

  • exames físicos e complementares (laboratoriais e de imagem).

Antes de realizar uma lipoaspiração, é preciso conversar bastante e tirar todas as dúvidas. Acredite: um cirurgião experiente enxerga mais do que o paciente quer revelar. Se achar que ele não está pronto, o procedimento não será realizado.

Nesses casos, a pior coisa que o paciente pode fazer é procurar quem faça, sem questionar, sua vontade — geralmente, médicos não credenciados como cirurgiões plásticos. É aí que surgem aquelas histórias que terminam de forma trágica. O melhor é escutar o que o especialista tem a dizer e seguir suas orientações.

Estilo de vida saudável: um cuidado para a vida toda

A adoção de um estilo de vida saudável é a melhor maneira de fazer o resultado da lipoaspiração durar por muitos anos. Para isso, não tem segredo:

  • quem faz boas escolhas alimentares e se exercita regularmente têm mais facilidade para manter a boa forma;

  • quem ingere bastante água e aplica filtro solar diariamente tem a pele mais bonita, firme e tonificada;

  • quem dorme bem e procura minimizar o estresse, além de prevenir o ganho de peso, colabora para a saúde do organismo como um todo; entre outros exemplos.

Por tudo isso, ter atitudes em prol da saúde é um requisito essencial para um bom candidato à lipoaspiração. Ao criar essa consciência, o paciente se prepara melhor e pode tirar o máximo proveito do procedimento, melhorando não apenas sua forma física, mas também a saúde e a qualidade de vida!

Gostou do conteúdo? Para ficar por dentro das próximas publicações, bem como todas as novidades da clínica, siga nossas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram e Youtube!