barriga chapada é uma conquista — mas o caminho para alcançá-la varia de pessoa para pessoa. Tem gente que consegue definir o abdômen com uma rotina saudável (alimentação balanceada combinada à prática regular de exercícios físicos) e uma genética favorável. Outros precisam combinar bons hábitos de vida a procedimentos cirúrgicos. Em todos os casos, para apontar qual é o melhor caminho a seguir e ajudar no trajeto existem os especialistas!

Neste artigo, mostramos quais são as principais formas de chegar à barriga sequinha e definida. Aproveite e esclareça as principais dúvidas sobre o tema!

Qual mulher nunca desejou ter a barriga chapada?

A barriga lisinha, sem gordura e até mesmo com “gominhos” é um ideal estético desejado por muitas mulheres e até pelo público masculino. No entanto, conquistá-la pode ser difícil, já que a região do abdômen costuma ser a parte do corpo que mais acumula gordura — pois é onde há mais células gordurosas, ou seja, mais tecido adiposo.

Isso ocorre porque, além da gordura externa (localizada entre a pele e os músculos), existe a gordura visceral (que se acumula dentro do abdome). Essa é mais difícil de eliminar.

Mas, por mais difícil que pareça, encarar esse processo vale muito a pena. O emagrecimento saudável, decorrente da mudança nos hábitos de vida, melhora:

  • a pele, unha e cabelos;
  • a qualidade do sono;
  • o humor;
  • a libido;
  • a microbiota intestinal;
  • o sistema imunológico;
  • a função cardiorrespiratória;

Tudo isso, além de reduzir a gordura visceral e diminuir o risco de diversas doenças. Por exemplo: hipertensão, diabetes, câncer, esteatose hepática, doenças articulares, enxaqueca, depressão, alergias respiratórias, entre outras.

Como acontece o efeito da barriga chapada?

Com uma alimentação inadequada, falta de atividades físicas e genética pouco favorável, o acúmulo de gordura e flacidez na região abdominal é inevitável. Por isso, para obter o efeito da barriga chapada é preciso limitar o armazenamento de gordura e evitar o excesso de pele na região.

Além disso, a barriga sequinha ocorre quando os músculos abdominais estão tonificados e permanecem, constantemente, ativos e rígidos. Adivinha com quem isso acontece? Com quem exercita regularmente a região!

Dessa forma, podemos dizer que a barriga chapada é combinação de três fatores essenciais:

  • ausência de gordura;
  • músculos tonificados e
  • pele lisa.

Hábitos e procedimentos para ter a barriga chapada

Como explicado, a conquista da barriga chapada pode ser alcançada por meio de um estilo de vida saudável — aliando alimentação equilibrada à prática regular de exercícios físicos — e, se houver indicação médica, com a ajuda de tratamentos estéticos e/ou cirúrgicos.

Conheça-os a seguir e descubra como cada fator pode contribuir para deixar sua barriga linda!

Alimentação

A perda de gordura abdominal é o primeiro passo para você ter uma barriga chapada. Adotar uma dieta saudável, que favoreça a perda de gordura, é uma excelente estratégia para alcançar esse objetivo.

Além de consumir mais frutas, verduras e legumes no dia a dia, os quais são ricos em fibras, procure criar o hábito de ingerir algumas bebidas que ajudam a eliminar toxinas. É o caso do suco de limão, do chá-verde e da própria água.

Sabe-se que uma boa hidratação, somada à ingestão adequada de fibras, faz com que o intestino funcione melhor e, consequentemente, ajuda a diminuir o inchaço abdominal.

Já para ajudar da firmeza e sustentação da pele, inclua alimentos ricos em colágeno (como algas e tutano de boi), biotina (castanhas e ovos), ômega 3 (peixes e linhaça) e vitamina C (frutas cítricas) na rotina alimentar. Os benefícios desses nutrientes se estendem, também, para o cabelo e as unhas.

Por outro lado, é recomendado reduzir o consumo de açúcares e gorduras, os quais são abundantes em alimentos ultraprocessados (como biscoitos recheados, salgadinhos de pacote, macarrões instantâneos, refrigerantes, etc). Além de ajudar no emagrecimento, isso também ajuda a prevenir doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.

Exercícios físicos

Não é nenhuma novidade que os esportes ajudam a queimar gorduras. No entanto, para eliminar a gordura abdominal é preciso praticar os esportes mais recomendados para essa finalidade. Assim, o ideal é praticar atividades físicas aeróbicas, como caminhada, corrida, ciclismo, corrida e natação.

Enquanto estiver diminuindo a gordura em excesso, invista, também, na musculação. Você sabia que, além de fortalecer e definir a musculatura, a modalidade também é muito eficiente na queima de calorias? Isso porque, ela acelera o metabolismo basal, ou seja, a quantidade de calorias que gastamos apenas para nos manter vivos.

Mas atenção: vale ressaltar que fazer abdominais ajudam no fortalecimento do abdome, mas não queimam a gordura localizada na barriga. Além disso, não adianta pegar uma lista de exercícios e começar a fazer sem nenhuma orientação. Para resultados efetivos, converse com um educador físico para compreender qual a quantidade e quais os melhores exercícios para você!

Procedimentos

Quem não consegue chegar à barriga chapada somente com as mudanças no estilo de vida, pode optar pelos procedimentos para a região abdominal. A seguir, conheça os mais indicados.

Abdominoplastia

abdominoplastia é um procedimento cirúrgico que remove o excesso de pele e de gordura localizada na barriga. Além disso, ela promove o reposicionamento da musculatura abdominal, por meio de pontos cirúrgicos, o que contribui para a tonificação da região e um aspecto mais definido. A técnica é indicada para:

  • melhorar o contorno corporal;
  • aumentar firmeza no abdômen;
  • deixar a aparência tonificada;
  • reduzir a gordura na região e
  • eliminar a flacidez.
Lipoaspiração

lipoaspiração é um procedimento muito comum para a remoção de gordura localizada na região abdominal. Mas atenção: a técnica não emagrece e não é indicada para quem está acima do peso.

cirurgia é indicada para pacientes que têm a pele firme e bom tônus muscular. Além de diminuir o índice de gordura, a lipoaspiração também ajuda a corrigir a flacidez, melhorar o contorno corporal e promover a definição do abdômen.

Lipoabdominoplastia

Considerada uma variação da abdominoplastia associada à lipoaspiração, a lipoabdominoplastia é uma técnica cirúrgica que permite, ao mesmo tempo e de maneira segura, tratar todas as estruturas envolvidas no contorno abdominal.

Dessa forma, o procedimento corrige as deformidades estéticas e funcionais do abdômen, agregando um melhor e mais harmonioso contorno abdominal. Esta técnica está indicada para os casos de abdome com presença de pele flácida, acúmulo de gordura e diástase do músculo reto abdominal.

Miniabdominoplastia

miniabdominoplastia é uma variação da abdominoplastia. O procedimento é realizado em casos mais leves de flacidez, sendo indicado para pacientes que estão dentro do peso ideal, mas apresentam uma sobra de pele na parte inferior do abdômen (com ou sem diástase dos retos abdominais).

Tratamentos minimamente invasivos

Alguns tratamentos são indicados para combater a flacidez abdominal, quando não há necessidade de eliminar gordura. É o caso do Sculptra, um bioestimulador de colágeno que melhora o tônus. Os resultados costumam aparecer cerca de dois meses após o início do tratamento e duram, em média, dois anos.

Passo a passo para ter uma barriga chapada

Ainda que as cirurgias possam eliminar a gordura externa (entre a pele e os músculos) e redefinir o contorno corporal, apenas o estilo de vida saudável é capaz de combater a gordura visceral (aquela acumulada nos órgãos do abdômen). Por isso, invista na reeducação alimentar e nos exercícios físicos.

Dependendo da necessidade individual, pode ser necessário associar uma ou mais técnicas para obter a tão desejada barriga chapada. Ressaltamos que qualquer procedimento cirúrgico deve ser realizado, somente, após avaliação médica com um profissional de confiança, que irá determinar se o/a paciente possui, ou não, indicação para a realização do mesmo.

Gostou do conteúdo? Então, siga a Clínica Lis no Facebook e Instagram e fique por dentro de todas as novidades!

Caso tenha ficado com alguma dúvida, sinta-se à vontade para entrar em contato. Estamos à sua disposição!