rosto é uma das partes do corpo que mais sofrem com rugas e marcas de expressão — sejam elas causadas pelo processo de envelhecimento natural ou pela movimentação frequente dos músculos. Para corrigir esses sinais, tanto o botox como o preenchimento facial podem ser indicados. Porém, apesar de ambos serem aplicados na face, eles possuem distinções em relação às técnicas, objetivos, entre outros pontos.

Neste artigo, mostramos as principais diferenças entre botox e preenchimento facial. Veja, também, onde realizar os procedimentos no Rio de Janeiro, RJ.

Botox: para que serve e quais as indicações?

toxina botulínica, popularmente conhecida como botox, é indicada para tratar rugas dinâmicas, que são aquelas que surgem em decorrência da movimentação excessiva e repetitiva dos músculos faciais, como ao franzir a testa ou movimentar a região dos olhos.

O botox age como uma espécie de bloqueador neuromuscular, ou seja, deixa o músculo relaxado e estático. Sem a movimentação muscular, não há formação de rugas, mesmo que o paciente realize os movimentos continuamente. O melhor é que, além de tratar as rugas dinâmicas já existentes, aplicação de botox também atua na prevenção de novas rugas.

A aplicação de botox é realizada com microagulhas que injetam a substância diretamente no músculo a ser tratado. A toxina botulínica pode ser aplicada:

  • na testa;
  • no músculo entre as sobrancelhas;
  • na região lateral dos olhos, para corrigir os pés de galinha.

Preenchimento facial: para que serve e quais as indicações?

preenchimento facial é indicado para o tratamento de rugas estáticas. Diferente das rugas dinâmicas, que só aparecem conforme movimentamos os músculos faciais, as rugas estáticas surgem em decorrência do envelhecimento natural ou como uma evolução das rugas dinâmicas, podendo ser vistas mesmo com os músculos relaxados.

preenchimento facial é feito com ácido hialurônico, uma substância produzida naturalmente pelo nosso organismo, mas que vai decaindo com o processo de envelhecimento. O objetivo do tratamento é preencher os vincos e sulcos formados na região da face, recuperando a tonicidade e o volume do rosto em regiões que apresentam perda de gordura, além de promover o rejuvenescimento facial.

A aplicação de ácido hialurônico é feita com microcânulas, as quais são injetadas para preencher os espaços. A substância pode ser aplicada:

  • no bigode chinês;
  • no canto dos lábios;
  • nas bochechas;
  • no queixo;
  • na ponta do nariz e
  • na área da mandíbula.

Resumindo, a diferença entre botox e preenchimento facial é…

A indicação — ou seja, o tipo de ruga a ser tratada. Assim, se a ruga for dinâmica, opta-se pela aplicação de botox, já se a ruga for estática, o mais indicado é optar pelo preenchimento facial.

No entanto, nada impede que os tratamentos sejam realizados de forma complementar, uma vez que rugas dinâmicas não tratadas podem se tornar rugas estáticas. Caso o paciente apresente os dois tipos de rugas, os tratamentos podem ser realizados em conjunto.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) constatou que a aplicação de botox e o preenchimento facial são os procedimentos mais realizados em pacientes que desejam fazer uma harmonização facial.

Existem contraindicações para os procedimentos?

Apesar da aplicação de botox e o preenchimento facial serem os procedimentos estéticos não cirúrgicos mais procurados no Brasil, segundo o ranking da SBCP, existem contraindicações. Assim, não devem se submeter aos procedimentos:

  • grávidas e lactantes;
  • pessoas com hipersensibilidade às substâncias (toxina botulínica e ácido hialurônico);
  • pessoas com a pele inflamada;
  • pessoas que sofrem com doenças neuromusculares, imunológicas ou coagulopatias.

Qual é o preço do botox? E do preenchimento facial?

O Conselho Federal de Medicina (CFM) proíbe a divulgação de preços de quaisquer procedimentos. Porém, no preço do botox e do preenchimento facial estão inclusos:

  • o custo do medicamento e materiais utilizados;
  • os honorários do especialista, que variam conforme sua experiência e expertise.

Desconfie, sempre, de valores abaixo da média cobrada no mercado. Muitas vezes, o “desconto” provém de materiais de má qualidade, uma infraestrutura inadequada, falta de preparo por parte do profissional, entre outros problemas que colocam o paciente em risco.

Por outro lado, quando bem indicados e corretamente executados, tanto a aplicação do botox como o preenchimento facial trazem resultados bastante satisfatórios, melhorando a autoestima dos pacientes. O mais bacana é que a mudança aparece rápido: em poucos dias (no caso do botox) ou imediatamente (no preenchimento).

Quanto tempo duram os resultados?

Tanto o botox quanto o preenchimento facial apresentam resultados temporários, perdendo o efeito com o passar do tempo. Normalmente, os resultados do botox duram, em média, quatro a seis meses, enquanto o resultado do preenchimento dura cerca de um ano.

Ao notar que o efeito está diminuindo, é possível realizar novas sessões com um intervalo mínimo de três meses entre elas. Nesse caso, a reaplicação do botox deve ser feita por completo, mas a do ácido hialurônico ocorre em doses menores, apenas para completar a perda.

Para que o resultado seja mais duradouro, é fundamental que o paciente use filtro solar todos os dias e mantenha os cuidados diários com a pele. Também é preciso adotar bons hábitos de vida, como:

  • manter uma alimentação balanceada;
  • beber bastante água;
  • não fumar;
  • minimizar o estresse;
  • dormir bem;
  • evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Onde fazer preenchimento ou botox no Rio de Janeiro?

Por mais comuns que tenham se tornado, a aplicação de botox e o preenchimento facial só deve ser feitos por dermatologistas ou cirurgiões plásticos especializados e experientes. Quem está no Rio de Janeiro, RJ, pode realizá-los com a equipe da Clínica Lis. Os procedimentos integram os tratamentos oferecidos na clínica, localizada no centro da cidade — região de fácil acesso.

Gostou do conteúdo? Quer se manter sempre bem informada sobre essas e outras técnicas? Nesse caso, continue acompanhando nosso blog e siga nossas redes sociais, estamos no Facebook e Instagram!