Fio Silhouette é um tipo de fio de sustentação facial. Trata-se de uma técnica tradicional muita usada como alternativa por quem deseja tratar a flacidez leve, mas não quer se submeter a uma intervenção cirúrgica. Rápido e minimamente invasivo, o procedimento é realizado por dermatologistas e cirurgiões plásticos, com o objetivo de promover o rejuvenescimento facial.

Neste artigo, reunimos as principais informações sobre o tratamento. Continue a leitura e saiba tudo sobre o Fio Silhouette!

O que é o Fio Silhouette?

O Fio Silhouette usa fios (suturas absorvíveis) contendo cones bidirecionais produzidos em ácido polilático (PLGA), um material naturalmente absorvido pelo corpo. A técnica possibilita suspender as camadas profundas da pele, deixando a área tratada imediatamente mais firme.

Com o passar do tempo, os cones bidirecionais vão se dissolvendo e estimulando a produção de colágeno. Com isso, a pele se torna ainda mais firme e espessa.

Para quem o procedimento é indicado?

O Fio Silhouette é indicado para tratar a flacidez leve no rosto e no pescoço, pois proporciona um efeito de lifting facial. Além disso, melhora a produção de colágeno, o que faz com que também seja realizado com caráter preventivo e a longo prazo.

Na maioria das pacientes, o procedimento costuma ser feito nas áreas com mais sinais de flacidez, tais como:

  • na papada e no pescoço;
  • nos vincos e sulcos (como no bigode chinês);
  • nos contornos (da boca, das maçãs do rosto e da mandíbula) e
  • no arco da sobrancelhas.

Mulheres a partir dos 40 anos de idade são as que mais procuram a técnica. Isso porque, a partir dessa fase, os sinais de envelhecimento começam a ficar mais evidentes.

Quais são as contraindicações?

O Fio Silhouette não pode ser realizado em gestantes e lactantes. No mais, o procedimento não é recomendado para pessoas que tenham alergia ou sensibilidade ao ácido polilático. Pacientes com doenças autoimunes, doenças de pele, sepse ou infecção também não podem fazer o tratamento.

Além disso, o Fio Silhouette não é indicado para pacientes com flacidez importante. O excesso de pele no rosto é tratado por meio do lifting facial (ritidoplastia) e, na papada, pelo lifting cervical.

Como o Fio Silhouette é realizado?

Para realizar o procedimento, não é preciso nenhum preparo especial. O Fio Silhouette costuma ser feito no consultório, sob anestesia local.

O especialista introduz os fios de ácido polilático na faixa de gordura subcutânea da área a ser tratada. Conforme são puxados, chega-se ao efeito desejado. O procedimento é feito com o uso de uma agulha finíssima e leva, em média, 30 a 60 minutos.

Dependendo do local, o especialista associa técnicas complementares ao tratamento. Por exemplo, em pacientes com gordura localizada no pescoço, pode-se aplicar enzimas para reduzi-la.

Quanto tempo dura o efeito?

A melhora gerada pelo Fio Silhouette é imediata. Porém, o resultado completo demora algumas semanas para aparecer, pois depende da estimulação da produção natural de colágeno pelo organismo.

Já em relação à duração do procedimento, o ácido polilático é totalmente absorvido entre 12 e 18 meses. Isso ocorre de maneira progressiva: entre o segundo e o terceiro mês, cerca de 10% do produto é absorvido; entre o terceiro e o sexto, são cerca de 30%.

A boa notícia é que, como os fios promovem a estimulação do colágeno e uma profunda hidratação da pele, os benefícios não se encerram após o ácido polilático ser totalmente absorvido. Muitas vezes, a necessidade de repor os fios só ocorre dois anos depois da sua realização.

Quais são as vantagens do Fio Silhouette?

A maior vantagem do Fio Silhouette é proporcionar um efeito de lifting facial bem natural, sem a necessidade de se submeter à cirurgia. Se comparado aos demais tipos de fios de sustentação, como o PDO (polidioxanona), que dura de 6 a 8 meses, sua duração é bem maior. Sem falar que no Fio Silhouette há uma mudança imediata e no PDO não.

Para quem deseja combater os sinais do envelhecimento e combater a flacidez facial leve, trata-se de uma boa opção de procedimento. Mas para saber se o Fio Silhouette é indicado para suas necessidades, procure um especialista e faça uma avaliação individualizada. Na Clínica Lis, localizada no Centro do Rio de Janeiro, você encontra esse e outros procedimentos, em uma estrutura completa e com uma equipe altamente capacitada.

E se você se interessa por tratamentos e procedimentos estéticos, acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das principais novidades da área. Estamos no Facebook e Instagram!