mastopexia sem prótese é a cirurgia ideal para quem deseja rejuvenescer a aparência dos seios sem alterar seus tamanhos. Ela é indicada para tratar a flacidez e a queda das mamas, proporcionando um novo peitoral.

Quer saber como funciona o procedimento, bem como quais são suas indicações e principais vantagens? Então, continue a leitura!

Como é uma mastopexia sem prótese?

mastopexia sem implante de silicone, também chamada de lifting de mamas, é a cirurgia plástica indicada para levantar os seios. O procedimento é feito em centros cirúrgicos, sob sedação intravenosa ou anestesia geral.

As incisões para realizar o lifting de mamas podem ser feitas:

  • somente ao redor das aréolas (periareolar);
  • ao redor das aréolas e verticalmente para baixo, terminando no sulco mamário;
  • ao redor das aréolas, verticalmente para baixo e horizontalmente, acompanhando o sulco mamário.

A escolha do tipo de incisão é baseada em uma série de fatores. São eles:

  • quantidade de pele em excesso;
  • grau de flacidez;
  • qualidade da pele (elasticidade);
  • tamanho das mamas;
  • formato das mamas;
  • tamanho e posição das aréolas.

Após realizar as incisões, o cirurgião levanta e remodela o tecido mamário subjacente, deixando-o mais comprimido, bem como remove os excessos de pele que perderam a elasticidade. As suturas, por sua vez, são realizadas em profundidade — com o objetivo de melhorar ainda mais a sustentação do novo formato.

Para refinamento do resultado, pode ser associada a lipoenxertia de mamas, com preenchimento dos tecidos usando a própria gordura da paciente.

Outro fator que ajuda a prolongar os resultados do procedimento é manter o peso estável. Para isso, não existe nada mais eficiente do que levar um estilo de vida saudável, combinando alimentação balanceada e a prática regular de atividades físicas (aproveite para investir naquele esporte favorito).

Se necessário, outras técnicas podem ser realizadas em conjunto com a mastopexia sem implante, com o intuito de proporcionar um resultado mais satisfatório. É o caso da:

Para quem a mastopexia sem prótese é indicada?

A mastopexia sem prótese é indicada para pacientes com os seios flácidos, mas que estejam satisfeitas com o seu tamanho. Entre outros fatores, a perda da firmeza nas mamas pode ser decorrente da genética, do envelhecimento, de oscilações ou perdas de peso muito grandes ou ocorrer após a amamentação. Assim, são boas candidatas à cirurgia, mulheres com:

Por outro lado, a mastopexia sem prótese não altera, significativamente, o tamanho dos seios nem preenche o polo superior do colo. Portanto, quem deseja corrigir a flacidez e ter mamas mais volumosas deve optar pela mastopexia com prótese.

Quais as vantagens da mastopexia sem prótese?

A principal vantagem da mastopexia sem prótese é rejuvenescimento da aparência das mamas, deixando-as mais firmes e projetadas. No caso de mulheres com mamas muito grandes, que optam por combiná-la à mamoplastia redutora, existe, ainda, o benefício de aliviar a dor nas costas.

Outros pontos positivos são o pós-operatório relativamente tranquilo e o fato de o resultado poder ser percebido rapidamente, ocorrendo uma considerável redução do inchaço em cerca de três semanas. Aliás, a durabilidade do resultado pode variar em função do grau de flacidez preexistente, de oscilações de peso, de futuras gestações, entre outros fatores. Além disso, existe também o fato de não ter que fazer o acompanhamento da prótese.

Já as cicatrizes levam em torno de seis meses para se tornarem mais discretas, o que varia de pessoa para pessoa, dependendo da genética e dos cuidados no pós-operatório. Além disso, a sensibilidade pode ficar algum tempo reduzida, sendo retomada gradualmente.

Como saber se esse tipo de cirurgia é indicado para você?

O mastopexia sem prótese deve ser recomendada por um cirurgião plástico após a avaliação individualizada da paciente. Para isso, além do desejo pessoal e das características físicas, ele considera seu histórico clínico e condições de saúde. O desejo pessoal por ter mamas mais naturais e o receio do uso de implantes, vêm fazendo com que esta cirurgia seja cada vez mais procurada.

Se você mora ou tem fácil acesso ao Rio de Janeiro, RJ, conte com a equipe da Clínica Lis para analisar seu caso e indicar o melhor procedimento. Nossos cirurgiões plásticos, altamente qualificados e experientes, poderão dizer se a mastopexia sem prótese realmente é a melhor opção para o seu caso!

Caso queira tirar alguma dúvida ou conversar a respeito do procedimento, entre em contato e agende uma consulta!