As cirurgias estéticas para seios e barriga podem ser feitas em conjuntos , mas sempre dependendo da saúde da paciente e da avaliação médica . É o que ocorre, por exemplo, em pacientes que realizam a chamada mommy makeover (transformação da mamãe). Nesses casos, combinam-se diferentes técnicas para tratar o contorno corporal após a gravidez.

Neste artigo, reunimos as perguntas mais comuns sobre a associação de cirurgias plásticas nas mamas e abdome. Para saber mais, continue a leitura!

Quais são as vantagens de associar cirurgias estéticas para seios e barriga?

A principal vantagem de combinar os procedimentos estéticos para seios e barriga é em uma etapa cirúrgica alcançar a mudança corporal desejada, recuperando a autoestima e até a qualidade de vida desta paciente. Apesar de ter um pós operatório um pouco maior, a transformação do corpo é alcança em de uma vez.

Mas para a estratégia adotada ser um sucesso, é preciso haver a indicação adequada do paciente e das técnicas. Além disso, é necessário um bom planejamento pré-operatório e a adoção de cuidados profiláticos durante e após os procedimentos.

Quais são os riscos de cirurgias muito longas?

O tempo da cirurgia e anestesia provocam alterações no metabolismo e na fisiologia do corpo, por isso combinações de procedimentos que ultrapassam quatro horas aumentam a exposição do corpo ao estresse cirúrgico e anestésico, elevando as chances de complicações como trombose, infecção e sangramento.

Por isso, associações cirúrgicas devem ser indicadas com parcimônia, em casos em que a paciente apresenta boa saúde e tenha um boa estrita para o pós operatório. É o que acontece, por exemplo, com a mastopexia com prótese associada à lipoaspiração ou à abdominoplastia.

É possível colocar silicone e fazer lipoaspiração na mesma cirurgia?

SIM!!! Os procedimentos que podem ser associados são diversos, porém a principal restrição sempre será a saúde da paciente, seguindo sempre as orientações para promover a segurança do paciente.

Dependendo do objetivo da cirurgia, é possível por silicone e fazer lipoaspiração na mesma ocasião. Quando se trata de uma colocação de próteses para mamoplastia de aumento, o procedimento é, relativamente, rápido. Dessa maneira, é uma boa opção de técnica para ser combinada com outro procedimento.

A recuperação de cirurgias plásticas combinadas é mais demorada?

Geralmente, sim. Os cuidados no período pós-operatório de cirurgias realizadas em conjunto são os mesmos que devem ser adotados quando as cirurgias são feitas separadamente, porém o próprio organismo precisa de mais tempo para se recuperar e cicatriz duas regiões diferentes. O que pode acontecer também é um maior limitação dos movimentos, por conta de ter duas partes do corpo operadas. Por isso, seguir as orientações médicas e o repouso indicado, é muito importante nessa fase.

Esse período depende da extensão dos procedimentos, levando entre duas a quatro semanas. Quando se tratam de intervenções nas mamas e no abdome, os principais cuidados são:

  • tomar as medicações prescritas;
  • fazer repouso nas primeiras semanas;
  • usar sutiã pós-cirúrgico e cinta compressiva conforme orientação médica;
  • dormir de maneira confortável e geralmente de barriga para cima ao longo do primeiro mês;
  • não praticar atividades físicas por, pelo menos, um mês.

Combinar procedimentos “sai” mais barato?

Ao escolher realizar uma cirurgia plástica, suas preocupações devem ser:

  • se o procedimento atenderá suas expectativas;
  • se o médico responsável é experiente e especialista na(s) técnica(s);
  • se a operação será realizada em um local com infraestrutura adequada;
  • se todos os cuidados em relação à sua segurança serão tomados.

Caso a maior preocupação seja o custo, repense. O valor da cirurgia plástica nunca deve ser o principal critério para optar por uma clínica. Mesmo porque, cortar custos pode significar em materiais de pior qualidade, instalações inadequadas, entre outros problemas.

Quando se trata da área da saúde, desconfie de promoções e vantagens com ares comerciais. Lembre-se um bom resultado estético envolve qualidade e segurança!

É possível associar procedimentos minimamente invasivos às cirurgias?

Muitas vezes indicamos realizar esses procedimentos, como botox, preenchimento, bioestimuladores após a cirurgia, com o objetivo de complementar e otimizar os resultados, mas em determinados casos, pode ser indicado realizar algum tipo de procedimento minimamente invasivo antes das cirurgias sim! Porém , lembre-se, essa decisão sempre dependerá da avaliação médica para o seu caso.

Para concluir, a combinação de procedimentos estéticos para seios e barriga, apesar de trazer vantagens em meio à rotina corrida, precisa ser muito bem indicada e planejada. Caso deseje saber se essa opção seria válida para o seu caso, procure um bom cirurgião plástico e faça uma avaliação individualizada.

Esperamos que tenha gostado do artigo. Aproveitando, para se manter bem informado sobre o universo da cirurgia plástica e da dermatologia, continue acompanhando as atualizações do blog e siga a Clínica Lis no Facebook e no Instagram!