A gordura e a flacidez na região abdominal são algumas das insatisfações mais comumente relatadas pelos pacientes nos consultórios das clínicas de cirurgia plástica. Felizmente, com o avanço das técnicas, quem deseja obter uma barriga chapada têm a seu favor uma diversidade de procedimentos cirúrgicos, como hidrolipo, abdominoplastia ou lipoaspiração.

Neste artigo, apresentamos as diferenças entre essas e outras cirurgias para o abdome. Além disso, mostramos o que deve ser levado em conta para escolher o melhor procedimento para você. Para descobrir, continue a leitura!

Como saber qual é a cirurgia mais adequada para mim?

A diversidade de cirurgias para “secar” a barriga tem como objetivo atender às mais diferentes necessidades e desejos. Por isso, escolher um procedimento estético alinhado com seus objetivos é essencial para aumentar as chances de atingir os resultados que espera.

Ainda que as informações ajudem a entender como as diferentes técnicas funcionam, apenas o cirurgião, após uma análise individualizada, pode indicar o procedimento ideal. Portanto, trata-se de uma decisão tomada em conjunto pelo paciente e o especialista responsável.

Hidrolipo, abdominoplastia ou lipoaspiração: quais as diferenças?

Como explicado, a escolha entre hidrolipo, abdominoplastia ou lipoaspiração é feita pelo cirurgião plástico. Dependendo das necessidades do paciente, ele pode, ainda, indicar uma associação de cirurgias para barriga — no caso, a lipoabdominoplastia. Saiba mais sobre cada técnica a seguir.

Hidrolipo

hidrolipo consiste em uma técnica de lipoaspiração que utiliza solução tumescente (anestésica) para retirar a gordura localizada. O procedimento é feito com anestesia local e sem sedação, geralmente realizada em ambiente ambulatorial.

Também chamada de mini lipo, ele remove uma quantidade menor de gordura localizada, por isso melhora da silhueta de maneira mais sutil do que a lipoaspiração convencional.

Indicações para hidrolipo

A hidrolipo somente indicada para pacientes que apresentam pequena quantidade de gordura localizada.

Lipoaspiração

lipoaspiração é realizada com o objetivo de remover gordura localizada em diversas regiões do corpo, como braços, culotes, flancos, coxas e papadas. Ou seja, são áreas mais extensas do que aquelas tratadas na hidrolipo.

Indicações para lipoaspiração

lipoaspiração é indicada para pacientes com a pele bem tonificada, que desejem eliminar apenas focos de gordura localizada. Ela não é indicada para quem apresente flacidez e/ou afastamento importante da musculatura abdominal.

Abdominoplastia

abdominoplastia é um procedimento que remove excesso de pele e gordura localizada na região do abdome. Ela visa reduzir as medidas, diminuir a flacidez no local e melhorar o contorno corporal. Além disso, nesse tipo de cirurgia também se realiza a aproximação da musculatura do abdome, deixando-o com um aspecto mais firme.

Indicações para abdominoplastia

abdominoplastia é ideal para pacientes que tiveram alguma passaram por mudanças na anatomia  do abdome, resultando no afastamento da musculatura e excesso de pele. As principais indicações são:

Bônus: lipoabdominoplastia

Pacientes que desejam remover o excesso de pele e gordura localizada na região abdominal podem associar a lipoaspiração e a abdominoplastia em um único procedimento. Denominada lipoabdominoplastia, a combinação das duas técnicas busca recuperar a firmeza dos músculos abdominais, além de retirar as gordurinhas e as sobras de pele indesejadas.

A lipoabdominoplastia é muito indicada no mommy makeover, como alternativa para melhorar o abdome da paciente após a gestação. O principal benefício de associar as técnicas é conseguir um contorno corporal mais definido e passar por um único período pós-operatório.

Quais são os riscos associados às cirurgias para barriga?

Toda cirurgia tem riscos. As principais sequelas, seja da lipoaspiração ou da abdominoplastia, são os edemas (inchaços) e hematomas, os quais desaparecem nas primeiras semanas após o procedimento. Além disso, pode ocorrer despigmentação da pele e redução ou perda de sensibilidade prolongada.

Além de problemas inerentes a qualquer cirurgia, que podem ser mais frequentes em pacientes que não seguem as orientações de pós operatório Por exemplo:

Como minimizar as chances de intercorrências e possíveis sequelas?

Contar com um médico especialista em cirurgia plástica e membro da SBCP é o mais importante para  prevenir riscos associados aos procedimentos. Por isso, seja criterioso na escolha do profissional.

Antes da cirurgia, ele realizará um check-up médico completo, por meio da análise do histórico pessoal e familiar, e também uma bateria de exames. Além disso, leva em conta os hábitos de vida, orientando quais mudanças podem ser necessárias para aumentar a segurança do procedimento. Já no pós-operatório, orienta sobre os cuidados necessários para contribuir com a cicatrização e o resultado final.

Posso fazer os procedimentos para emagrecer?

Muitos pacientes se dirigem às clínicas de cirurgia plástica com o objetivo de emagrecer. Porém, nem as cirurgias para barriga devem ser realizadas com essa finalidade.

Apesar de serem indicadas para melhorar o contorno corporal, elas só devem ser feitas em pacientes que estão dentro do peso ideal. Além disso, são recomendadas para quem apresenta flacidez e/ou gordura localizada que não são eliminadas com a associação de alimentação saudável e exercícios físicos.

Portanto, se você deseja realizar hidrolipo, lipoaspiração ou abdominoplastia, mas está acima do peso, recomendamos que você perca peso antes do procedimento. Atingir e manter seu índice de massa corpórea (IMC) ideal é importante tanto para um bom resultado cirúrgico, como para sua manutenção em longo prazo.

Mas atenção: se já buscou ajuda de um endocrinologista para lidar com a obesidade e não conseguiu, avalie a possibilidade de realizar uma cirurgia bariátrica com um cirurgião geral. Esse procedimento também é oferecido na Clínica Lis.

Qual é a importância da avaliação individualizada?

A essa altura, já deu para perceber que as diferenças entre hidrolipo, abdominoplastia e lipoaspiração são várias. Apesar de todas serem cirurgias para barriga, suas indicações são bem distintas. Por isso, somente um cirurgião plástico pode determinar a mais adequada, com base em uma avaliação completa do paciente.

Graças a esse cuidado individualizado, é possível recomendar o procedimento que mais se adequada a cada corpo, anseio e necessidade!

Quer saber qual é o melhor procedimento para o seu caso? Marque uma consulta e faça uma avaliação!