toxina botulínica, mais conhecida como botox, é um procedimento minimamente invasivo, com efeito temporário, cujo uso pode ser medicinal ou cosmético. No primeiro caso, serve para combater a enxaqueca, a sudorese excessiva (nas axilas, palmas das mãos ou plantas dos pés), entre outros distúrbios. No segundo, é indicada para prevenir, reduzir ou eliminar rugas e linhas de expressão.

Neste artigo, vamos abordar as aplicações para fins estéticos. Continue a leitura e entenda porque o botox é tão indicado por dermatologistas e cirurgiões plásticos quando se busca o rejuvenescimento facial!

O que é toxina botulínica?

A toxina botulínica é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum — aquela que, se ingerida em grandes quantidades, provoca botulismo. Porém, se injetada em pontos específicos, em volumes pequenos, somente os impulsos nervosos que orientam os músculos atingidos são paralisados.

Na prática, a toxina botulínica age no bloqueio da musculatura subjacente à área tratada. Segundo os especialistas, ela é uma alternativa segura e eficiente para tratar rugas e linhas de expressão.

Quando as aplicações são indicadas?

Em sua maioria, as indicações de toxina botulínica buscam melhorias estéticas. Ela costuma ser usada para tratar:

  • linhas de expressão (vincos verticais, entre as sobrancelhas, e riscos horizontais, na testa);
  • pés de galinha (rugas presentes nos cantos externos dos olhos);
  • pregas de marionete (sulcos labiomentonianos, próximos aos cantos da boca);
  • pescoço com bandas (bandas grossas do músculo plastima).

A partir de qual idade posso aplicar botox?

O uso da toxina botulínica para tratamento estético em pacientes muito jovens, com menos de 18 anos, não é recomendado. Isso porque o aparecimento de rugas e linhas de expressão nessa faixa etária não é comum.

Porém, as aplicações preventivas, realizadas aos primeiros sinais de envelhecimento na pele, por volta dos 25 anos de idade, estão se popularizando cada vez mais. Graças a elas, é possível evitar certos movimentos faciais que contribuem para o surgimento das rugas e linhas de expressão.

Vale destacar que o botox pode ser realizado tanto em mulheres como homens. Eles, aliás, têm aderido cada vez mais aos chamados tratamentos anti-aging.

Como a aplicação de botox é feita?

Franzir a testa, apertar os olhos e até sorrir e mastigar. Todos os movimentos e expressões faciais, com o tempo, levam ao aparecimento das chamadas rugas dinâmicas. Essas, por sua vez, deixam a aparência cansada e envelhecida.

As injeções de toxina botulínica são feitas com agulhas bem fininhas, após a aplicação de uma pomada anestésica. Elas atuam no bloqueio dos sinais nervosos, evitando a contração de alguns músculos faciais específicos. Isso, consequentemente, previne o aparecimento, bem como trata as rugas e linhas de expressão já existentes.

Mas, para obter o resultado desejado, deve-se escolher os locais das aplicações com precisão. Afinal, é importante que as expressões do rosto sejam preservadas.

Outro ponto importante: ao contrário do que alguns pensam, parar de usar a toxina botulínica, por qualquer razão, não fará com que as marcas piorem. O que acontece, ao término do efeito, é que as rugas e linhas de expressão voltam para o estado anterior às aplicações.

Quais são os cuidados após o procedimento?

A aplicação de toxina botulínica se resume a algumas picadas e é bem é rápido — demora cerca de 15 minutos. Não é necessário fazer grandes repousos, apenas evitar atividades intensas nas primeiras 4 horas após a aplicação e a recuperação é imediata.

Os efeitos colaterais são mínimos: nos primeiros dias, a pele pode ficar com um ou outro “roxinho”, nos locais da injeção. As marcas podem ser cobertas, delicadamente, com maquiagem, tomando cuidado para não pressionar nem massagear a área tratada.

Quanto tempo dura o efeito do botox?

O efeito do botox começa a aparecer entre três a cinco dias após o procedimento. A duração varia de paciente para paciente, indo de três a seis meses e, depois, perdendo o efeito gradativamente.

É importante frisar que as aplicações, quando realizadas em intervalos regulares, fazem com que os músculos faciais enfraqueçam. Dessa maneira, com o tempo, o efeito do botox passa a durar mais.

Como saber se a toxina botulínica é indicada para mim?

Apenas o dermatologista ou o cirurgião plástico, após uma análise individualizada, podem dizer se o botox é indicado para você. Mas, atenção: sozinha, a toxina botulínica não vai resolver todos os problemas de pele. Ela não repara, por exemplo, os danos causados pelo sol. Mas, sua aplicação pode ser combinada a outros procedimentos estéticos, como peeling químicopreenchimento facial ou microagulhamento, chegando ao resultado ideal. Por isso, antes de realizar qualquer tipo de tratamento, consulte um especialista!

Gostou do conteúdo? Para conferir muito mais sobre procedimentos estéticos, acesse o blog e siga a Clínica Lis no Facebook e Instagram!