Cintura de violão e curvas harmônicas: esses costumam ser os pedidos das mulheres nos consultórios dos cirurgiões plásticos. Ainda bem que existem diversos procedimentos que contribuem com a definição do contorno corporal.

São cirurgias que envolvem diversos aspectos para o tratamento de cada queixa e o alcance de objetivos diferentes. Elas podem, por exemplo, amenizar as gorduras localizadas, flacidez ou dar uma levantadinha na pele de alguma região.

Isso já mostra que há vários fatores que definem um bom contorno corporal. Nem sempre eles podem ser obtidos apenas por meio de dietas e exercícios físicos. As cirurgias plásticas de contorno corporal também costumam ser indicadas após grandes perdas de peso, como depois de uma cirurgia bariátrica, por exemplo. Neste artigo, vamos te explicar sobre cada uma delas. Confira!

O contorno corporal com a lipoaspiração

Talvez essa seja a cirurgia mais conhecida pela maioria das pessoas. A lipoaspiração é a retirada de gordura localizada de diferentes áreas do corpo. Ela é ideal para quem já está com o peso adequado, mas não consegue queimar aquela barriga, por exemplo, na academia.

Além do abdômen, podem ser aspirados os braços, flancos (região lateral da barriga, onde ficam os famosos pneuzinhos), coxas, costas e braços. Até mesmo a parte da papada, no pescoço, pode ser lipoaspirada.

No procedimento, o médico irá fazer pequenas inserções na pele, onde passarão as cânulas. São elas as responsáveis por remover a gordura.

Vale lembrar que também existem as lipoenxertias, quando essa gordura retirada é aplicada em outra parte do corpo, como nos seios e bumbum, a fim aumentar o volume e/ou melhorar o formato.

Abdominoplastia

A abdominoplastia é outro tratamento comum para obter o contorno corporal desejado. Porém, algumas pessoas a confundem com a lipoaspiração. Vamos explicar: nesse caso, o objetivo é tratar a flacidez.

A cirurgia é um pouco mais invasiva e gera cicatrizes maiores, pois o médico terá que retirar o excesso de pele, podendo ser de toda a área do abdômen e também das costas.

Também existe a miniabdominoplastia, quando o paciente possui somente uma pequena flacidez, geralmente abaixo do umbigo, e necessita de um procedimento menor.

Os seios também fazem parte do contorno corporal

Claro que os seios também podem ser tratados quando o objetivo é melhorar o contorno corporal. A cirurgia plástica mais conhecida nessa área é a mamoplastia de aumento, ou seja, a inserção de próteses de silicone.

É possível realizar diversas técnicas, que promoverão resultados distintos. Por exemplo, inserir a prótese atrás ou por cima do músculo peitoral. Também existem vários formatos de silicone, que diferenciam como será a projeção dos seios e qual a área mais marcada deles.

Já para as mulheres que desejam o contrário, diminuir o tamanho das mamas, há a mamoplastia redutora. Essa é uma cirurgia capaz de melhorar muito a qualidade de vida, pois seios grandes demais podem gerar dores na coluna e ombros.

Outro procedimento é a mastopexia, que objetiva tratar a flacidez nas mamas. Ela gera um efeito lifting e pode ser feita tanto associada à prótese de silicone quanto sem ela.

Lifting de bumbum

No contorno corporal, não podemos esquecer do bumbum. Uma das cirurgias para essa área é o lifting, que trata a flacidez e promove aquele up. Isto é, visa retirar o excesso de pele.

Para quem quer aumentar o tamanho, a prótese de silicone também pode ser inserida. A já mencionada lipoenxertia também costuma ser utilizada para esse objetivo. O resultado é mais natural, mas a gordura injetada pode ser reabsorvida pelo organismo.

Não se esqueça de outras áreas do corpo importantes

Braços e coxas são partes fundamentais para o contorno corporal, mas nem sempre elas costumam ser lembradas.

Porém, quem sofre com a famosa flacidez do tchauzinho, aquela pele que balança no braço, sabe do desconforto que isso representa. Para resolver, existe a braquioplastia, que ameniza o excesso de pele e também pode ser associada a uma lipoaspiração.

Enquanto isso, o nome do lifting de coxa é cruroplastia, que possui os mesmos objetivos. No entanto, é importante analisar bem a necessidade dessas duas cirurgias, pois elas podem deixar cicatrizes longas.

Procure especialistas em contorno corporal

Caso você queira melhorar o seu contorno corporal, a dica mais preciosa é encontrar um cirurgião plástico especialista nessas cirurgias. Aqui na Clínica Lis, no Rio de Janeiro, temos profissionais capacitados nos procedimentos mencionados neste texto.

Também sempre produzimos materiais para te orientar acerca de cada etapa dos tratamentos, desde entender qual é o melhor para você, até os cuidados pós-operatórios. Você pode nos seguir nas redes sociais e ficar por dentro de tudo.

Estamos no Instagram e no Facebook.