Lipoaspiração no Rio de Janeiro: tudo o que você precisa saber

Segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a lipoaspiração está em segundo lugar no ranking das cirurgias plásticas mais realizadas no país, perdendo apenas para a cirurgia de aumento de mama.

E, como não poderia ser diferente, há muitas dúvidas sobre o procedimento e a recuperação.¹

Como qualquer outro procedimento cirúrgico, é preciso avaliar bem a realização de uma lipoaspiração. Por isso, entenda um pouco mais sobre a lipoaspiração e esclareça suas dúvidas com um médico especialista.

A Clínica Lis possui uma localização de fácil acesso, com médicos de excelência em cirurgia plástica, no centro do Rio de Janeiro. Para saber mais, agende já a sua consulta!

Você sabe o que é lipoaspiração? Conheça o procedimento

A lipoaspiração é um procedimento de cirurgia plástica que, com o auxílio de um dispositivo com sucção a vácuo, faz a retirada da gordura localizada.

Esse procedimento pode ser feito em várias partes do corpo, bastando haver o incômodo com esse excesso de gordura de difícil eliminação.

Popularmente conhecida como “lipo”, sabe-se que, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, em 2016, foram realizadas, de forma regular e assistida por médicos de confiança, o total de 229.700 cirurgias de lipoaspiração.

No Brasil, há uma grande preocupação com a estética e, às vezes, mesmo com uma alimentação regrada e a prática de exercícios físicos, seja pela idade do paciente ou por alguma questão genética, há um acúmulo de gordura depositado em determinada região do corpo que não responde a outros tratamentos que não seja a retirada com a cirurgia plástica de lipoaspiração.

Como é feita a lipoaspiração: entenda mais

Qualquer procedimento de cirurgia plástica deve ser feito com um médico de extrema confiança, que, por sua vez, irá realizar uma anamnese (diagnóstico inicial) para avaliar se o paciente possui ou não indicação para a cirurgia plástica de lipoaspiração.

Possuindo uma avaliação positiva e decidindo se submeter à uma lipoaspiração, saiba que o procedimento seguido pelo médico cirurgião plástico, no momento da cirurgia de “lipo”, de fato, é o seguinte:

  • 1. Identificação da gordura localizada: conforme a reclamação do paciente, o médico avalia e delimita o local onde há um armazenamento de gordura em excesso. Assim, é feita uma marcação na região da pele que irá direcionar o procedimento cirúrgico.

  • 2. Marcação de pontos: após entender qual gordura localizada será aspirada no procedimento, o médico delimita pequenos pontos. No local exato dessas marcações, serão introduzidas, por meio de incisões muito pequenas (cerca de meio centímetro), as cânulas para a lipoaspiração da gordura.

  • 3. Sucção da gordura: por meio das cânulas e de forma subcutânea, há um processo de sucção a vácuo que, de maneira contínua, aspira a gordura localizada, fazendo o processo conhecido como lipoaspiração.

Como é a preparação e recuperação de uma cirurgia plástica de lipoaspiração? Saiba mais!

Preparação: a lipoaspiração pode ser um procedimento muito rápido e localizado, mas também pode ter uma extensão grande.

Além dessa variável, a preparação para uma cirurgia de lipoaspiração depende das condições de saúde e idade dos pacientes. Uma paciente jovem e sem nenhuma condição especial, como hipertensão ou outra variante que cause risco à saúde, pode fazer a cirurgia apenas com uma anestesia local.

Em outros casos, é preciso que a anestesia seja geral e todas as medidas de precaução sejam adotadas, como intubação e aparelhos que auxiliam na respiração.

Um procedimento assim, mais complexo, é indicado para os pacientes que fazem parte dos grupos de riscos, como diabéticos, hipertensos e pessoas com algum grau de obesidade.

Recuperação: no caso de uma lipoaspiração em uma região pequena com anestesia local, o paciente vai para casa no mesmo dia e pode voltar às suas atividades normais, com pequenas restrições quanto a esforço físico, a partir de um período de 48 horas. Já nos casos mais complexos, com pacientes com condições de saúde importantes ou que realizaram uma cirurgia de lipoaspiração maior, com anestesia geral, há indicação de permanência no hospital, no mínimo, por 24 horas, e, depois disso, um descanso de cinco dias. Além disso, na recuperação, é importante o uso de cintas, uma alimentação muito equilibrada e livre de alimentos inflamatórios, além de drenagens linfáticas e tratamentos com ultrassom, para auxiliar a recuperação dos tecidos e evitar fibroses.

Quem pode fazer a lipoaspiração?

Podem fazer a cirurgia de lipoaspiração os pacientes, homens e mulheres, jovens ou maduros, que possuem condições clínicas de passar por uma cirurgia.

Por isso, são avaliadas questões como problemas de pressão e condições cardíacas, pois estes, sim, podem ser impedimentos ou, ao menos, demandar outro tipo de preparação e cuidados na cirurgia de “lipo”.

Lipoaspiração: de quais regiões posso eliminar a gordura localizada?

Por ser uma técnica muito abrangente, é possível corrigir o acúmulo de gordura de várias partes do corpo com a lipoaspiração. Barriga, culote e papada costumam ser reclamações frequentes no consultório do cirurgião plástico, mas são várias as regiões do corpo que podem se livrar do depósito de gordura com o procedimento da lipoaspiração. Confira:

  • Flancos.
  • Coxas.
  • Papada.
  • Braços.
  • Abdômen.
  • Culote.
  • Costas.

Lipoaspiração no Rio de Janeiro: conte com os especialistas da Clínica Lis

Se você está pensando em fazer uma cirurgia de lipoaspiração no Rio de Janeiro, conte com a expertise e o atendimento excelente da Clínica Lis.

Localizada no centro do Rio de Janeiro, sendo um local de fácil acesso para consultar nossos especialistas e tirar as suas dúvidas, a Clínica Lis é referência quando o assunto é cuidado e bem-estar de seus pacientes.

Como qualquer cirurgia, a lipoaspiração é um procedimento sério e deve ser realizado com um profissional de confiança.

Caso tenha dúvidas sobre o procedimento e deseje descobrir se você possui indicação para realizar esse tipo de cirurgia, converse com um de nossos médicos especialistas em cirurgia plástica e tenha a opinião de um profissional capacitado.

Para essa ou outra especialidade, conte com a seriedade da clínica médica no centro do RJ que possui uma equipe multidisciplinar completa para oferecer o melhor atendimento em cirurgia plástica, dermatologia e cirurgia vascular, dentre outras especialidades. Confira e agende já sua consulta!

Conteúdo validado pelo médico Nome do Médico/CRM REFERÊNCIAS:

Dra. Ana Borba Leite CRM: 52.78137-1

Dra. Maria Júlia Norton CRM: 52.87866-9

Dr. Thiago Bon CRM: 52.87022-6

Dra. Juliana Bolandin de Matos CRM: 52.91229-8

¹Censo 2016 , Cirurgia Plástica no Brasil – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica: http://www2.cirurgiaplastica.org.br/wp-content/uploads/2017/12/CENSO-2017.pdf

Contato

Rua México 31, sala 904 - Centro
Rio de Janeiro - RJ

(21) 2524-0449 | (21) 2533-5357 | (21) 96778-7097
[email protected]

Agende sua consulta online