Conheça o procedimento estético indicado para você! Fazer o teste on-line.

Otoplastia: Conhecida popularmente como Cirurgia de orelha de abano – RJ

A otoplastia é um procedimento conhecido popularmente pelo nome de “cirurgia de orelha de abano”. Isso porque ela é a cirurgia feita para melhorar a aparência das orelhas, sendo muito procurada por pessoas que possuem orelhas proeminentes – a deformidade mais comum das orelhas –  e desejam mudar a estética.

Se você quer saber mais sobre a otoplastia, agende uma consulta com a Clínica Lis para esclarecer suas dúvidas com um cirurgião plástico e tomar a decisão certa sobre a realização deste procedimento!

O que é otoplastia?

A otoplastia está para a cirurgia da orelha assim como a rinoplastia está para a cirurgia do nariz. Ela é uma cirurgia que visa corrigir problemas estéticos das orelhas, deixando-as com uma aparência mais natural e harmônica. Como já foi mencionado, a “orelha de abano” é o principal motivo que leva as pessoas a buscarem o procedimento.

A orelha proeminente é uma alteração de ordem genética que atinge diversas pessoas. Ela se caracteriza pelas bordas laterais das orelhas muito afastadas da cabeça, destacando-as na face. Para muitas pessoas, isso acaba sendo um motivo para timidez e autoestima baixa.

Portanto, mais do que uma finalidade estética, a otoplastia também está relacionada ao bem-estar e à qualidade de vida.

Mais informações sobre a otoplastia

A idade ideal para realizar a otoplastia é após a idade  pré-escolar, ou seja, a partir dos 6 a 7 anos. Nesta fase da vida, a orelha já está formada e possui quase o mesmo tamanho da orelha de um adulto. 

Antes da cirurgia, são necessárias algumas práticas, que devem ser orientadas pelo médico, como, por exemplo, informar quais medicamentos são de uso contínuo, pois alguns, como os anticoagulantes, devem ser suspensos para a realização da cirurgia.

Deve-se, também, adotar jejum por oito horas antes da cirurgia de alimentos sólidos e líquidos. O tempo da cirurgia, de internação e o tipo de anestesia podem variar de caso para caso, e a decisão cabe sempre ao médico responsável. 

O QUE CAUSA A “ORELHA DE ABANO”?

Para entendermos as causas da “orelha de abano”, precisamos conhecer um pouco mais a anatomia das orelhas.

A orelha é constituída por cartilagem e pode ser dividida, anatomicamente, por diferentes partes. A parte maior e mais externa é denominada “hélice”.

Na sequência (pensando a orelha de fora para dentro, da maior parte para a menor), tem-se a depressão chamada “escafa” e uma outra elevação que recebe o nome de “anti-hélice”. A grande depressão que fica em contato com a cabeça é denominada “concha”. A parte inferior, onde se coloca os brincos, é o “lóbulo”.

Geralmente, a “orelha de abano” está relacionada à má-formação da anti-hélice e da concha, que pode ser mais proeminente.

OTOPLASTIA RJ É NA CLÍNICA LIS

Agora que você conhece um pouco mais sobre essa cirurgia, pode querer saber qual é o preço de uma otoplastia. Para essa e qualquer outra dúvida a respeito do procedimento, entre em contato com a Clínica Lis para contar com o apoio de profissionais de expertise e excelência.

Estamos situados no centro do Rio de Janeiro, em um local privilegiado e de fácil acesso, para você ter toda a praticidade e o conforto. Agende sua visita!

Contato

Rua México 31, sala 904 - Centro
Rio de Janeiro - RJ

(21) 2524-0449 | (21) 2533-5357 | (21) 96778-7097
[email protected]