Cirurgia bariátrica no Rio de Janeiro: saiba mais sobre esse tratamento

Se você está considerando fazer uma cirurgia bariátrica no Rio de Janeiro, conheça os especialistas da Clínica Lis e esclareça todas as dúvidas sobre o tema.

Entenda para quem é indicada a cirurgia bariátrica, saiba dos benefícios desse tipo de tratamento e como funciona o procedimento cirúrgico e a recuperação. Conte com a Clínica Lis e agende já a sua consulta.

Saiba o que é cirurgia bariátrica, um procedimento indicado para pessoas com obesidade

Conhecida como cirurgia de “redução de estômago”, existem várias técnicas de cirurgia bariátrica. Assim, para quem se questiona sobre o que é cirurgia bariátrica, saiba que se trata de uma intervenção cirúrgica no estômago visando o tratamento da obesidade.

Neste caso, é preciso lembrar que, por se tratar de uma cirurgia, essa opção de tratamento é considerada após um acompanhamento clínico no qual foi descartada a possibilidade de reverter ou melhorar condições que podem estar relacionadas à obesidade, como colesterol alto, diabetes, hipertensão arterial, além de problemas articulares.

E, falando sobre a obesidade em si, atualmente, sabemos que existem diversos fatores que causam essa condição.

Além de hábitos alimentares ruins e sedentarismo, a obesidade também pode acontecer por predisposição genética e irregularidades hormonais.

É considerada obesa, com possibilidade de tratamento da obesidade com cirurgia bariátrica, a pessoa que tem a partir de 30 kg/m² de IMC (Índice de Massa Corpórea).

Neste caso, é preciso que exista uma comorbidade secundária que justifique a realização da cirurgia.

Mas, dependendo de quanto esse valor sobe, há indicação de cirurgia, mesmo sem identificação de outras complicações.

Todas as pessoas com obesidade podem fazer cirurgia bariátrica?

A resposta é negativa: mesmo sendo uma pessoa com obesidade, não é sempre que haverá indicação de tratamento com a cirurgia bariátrica.

Em primeiro lugar, para que se opte pela realização da cirurgia, é necessário que um médico endocrinologista, especialista das funções metabólicas do corpo humano, ateste pela intratabilidade clínica da obesidade.

Há idade para fazer cirurgia bariátrica?

Não há uma restrição predeterminada quanto à idade para fazer cirurgia bariátrica, mas, de fato, crianças e adolescentes com menos de 16 anos e pessoas com idade acima de 65 são grupos que exigem mais atenção da equipe médica, necessitando de avaliação multidisciplinar para avaliar os riscos do procedimento em comparação com os benefícios esperados.

Conheça os tipos de cirurgia bariátrica

Os tipos nada mais são do que técnicas diferentes para obter o resultado de redução da massa corporal, por meio de um sistema que possibilite a ingestão controlada de alimentos por um período razoável de tempo.

Bypass gástrico: cirurgia bariátrica mais realizada no Brasil, também conhecida como gastroplastia com desvio intestinal em “Y de Roux”, corresponde a 70% das cirurgias bariátricas realizadas no país.

Com essa técnica, é feita uma abordagem mista: ao mesmo tempo em que há um grampeamento no estômago, que faz com que se tenha uma redução na quantidade de alimentos ingeridos, é feito um desvio no intestino inicial que promove a regulagem hormonal, contribuindo para uma maior sensação de saciedade.

Além desta técnica, que é a mais comum, existe ainda a cirurgia laparoscópica, a l, o duodenal switch e a gastrectomia vertical.

Cirurgia bariátrica RJ: faça seu tratamento de obesidade com o apoio da Clínica Lis

Um dos tratamentos para obesidade e suas condições relacionadas, a cirurgia bariátrica é um assunto sério e deve possuir a indicação de um médico endocrinologista.

Clínica médica no centro do RJ: se você precisa de acompanhamento e deseja saber mais sobre os tipos de cirurgia bariátrica, antes e depois ou como funciona a recuperação e o pós-operatório da cirurgia bariátrica, conte com os especialistas da Clínica Lis.

Com uma equipe multidisciplinar completa, a Clínica Lis visa o bem-estar e coloca a saúde física e mental dos seus pacientes em primeiro lugar.

Para o tratamento de obesidade, conheça nossos especialistas em cirurgia geral e endocrinologia.

No centro do Rio de Janeiro, a clínica é de fácil acesso e equipada com aparelhos com tecnologia para o seu conforto e segurança. Marque uma consulta e esclareça as suas dúvidas.

Conteúdo validado pelo médico Nome do Médico/CRM REFERÊNCIAS:

Dr. Guilherme Nahoum CRM: 52.83777-6

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica,Tratamentos: https://www.sbcbm.org.br/tratamentos/

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Quem pode fazer: https://www.sbcbm.org.br/quem-pode-fazer/

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Técnicas Cirúrgicas Bariátricas: https://www.sbcbm.org.br/tecnicas-cirurgicas-bariatrica/

Contato

Rua México 31, sala 904 - Centro
Rio de Janeiro - RJ

(21) 2524-0449 | (21) 2533-5357 | (21) 96778-7097
[email protected]

Agende sua consulta online