Conheça o procedimento estético indicado para você! Fazer o teste on-line.

Mamoplastia redutora: saiba mais sobre a cirurgia

A mamoplastia redutora é um procedimento do universo da cirurgia plástica destinado a mulheres que desejam reduzir o tamanho das mamas. Por meio de remoção de gordura, tecido glandular e pele, a cirurgia é capaz de atingir um tamanho de mama proporcional ao corpo.

Seios excessivamente grandes podem ser responsáveis por uma série de problemas, seja de ordem física, seja de ordem emocional para mulheres. Há casos em que a própria rotina é afetada, dificultando-as a levar uma vida ativa. O desconforto emocional pode envolver questões como autoestima e relações interpessoais.

Desta forma, a mamoplastia redutora é um procedimento de grande importância e potencial para muitas mulheres. Se você deseja conhecer mais acerca da técnica, agende já sua visita à Clínica Lis para conversar e esclarecer todas as suas dúvidas e questões com nossa equipe de cirurgiões plásticos.

 

Mamoplastia Redutora: entenda as indicações

A cirurgia de redução de mama evita complicações físicas e psicológicas causadas pelo tamanho dos seios, quando muito volumosos. É possível que o excesso de peso, ocasionado por seios grandes, seja prejudicial à coluna e cause dores nas costas, além de outros desconfortos. Mesmo em atividades simples como encontrar um sutiã que fique confortável ou praticar algum exercício, há relatos de mulheres que sentem grande desconforto por causa do tamanho de seus seios.

A redução de mama pode ser realizada em todas as idades, mas há indicação de apenas realizar o procedimento após a formação completa das mamas, que geralmente ocorre 3 a 5 anos após a primeira menstruação, idealmente após os 16 a 18 anos de idade. Isso porque se a região ainda não estiver completamente desenvolvida, é possível que os seios voltem a crescer e seja necessária uma nova cirurgia de mamoplastia redutora.

 

Como é realizada a Mamoplastia Redutora?

É possível realizar a mamoplastia redutora por diversas técnicas. O melhor procedimento é aquele que o cirurgião plástico define por meio de avaliação técnica diante do caso específico de um paciente. Entre os aspectos avaliados pelo médico estão as particularidades anatômicas da paciente, a composição da mama, o volume da redução esperada, entre outros.

A cirurgia costuma ser realizada por meio de incisões nos seios para promover a mamoplastia. Ocorre a remoção de excesso de gordura, tecido glandular e pele. Há situações em que a gordura também pode ser retirada com lipoaspiração.

A duração total do procedimento em si e do tempo de internação total pode variar conforme a demanda de cada paciente e suas especificidades, mas em geral a alta hospitalar é no dia seguinte da cirurgia.

 

Cicatrizes da Mamoplastia

Como em outros procedimentos de cirurgia plástica, há sempre uma preocupação por parte das pacientes com as cicatrizes que podem resultar da mamoplastia redutora. Afinal, por se tratar de um procedimento de finalidade estética, o temor é natural.

É importante ter em mente, entretanto, que as cicatrizes são um aspecto inerente à técnica, mas que podem variar segundo a técnica escolhida. As cicatrizes são permanentes, mas, na maioria dos casos, elas melhoram muito ao longo do tempo.

São possibilidades as seguintes técnicas de corte na intervenção de mamoplastia redutora:

 

Cicatriz em “T”

A cicatriz mais comum nos procedimentos de cirurgia de redução das mamas, a técnica é muito utilizada, pois permite a retirada, além do volume de gordura nos seios, do excesso de pele que servia de sustentação para os seios grandes. É uma cicatriz maior, porém necessária para o bom resultado do procedimento.

 

Cicatriz em “L”

Esta opção é a que tem a menor cicatriz em comparação com o procedimento do “T” invertido. Ela é uma boa indicação para quem tem o volume de gordura e execsso de pele maior na região lateral ao invés do centro.

Na cirurgia de mamoplastia redutora, também é possível inserir um implante mamário, com prótese de silicone, principalmente em mamas muito gordurosas. Nestes casos, a  prótese de silicone pode ter um resultado melhor, melhorando a textura da mama. Isso depende da expectativa da paciente quanto à cirurgia, da opinião do cirurgião plástico especialista e do quanto há de excesso de pele, por exemplo.

 

Redução de Mama: recuperação no pós-operatório

Ao final do procedimento de mamoplastia redutora, o cirurgião plástico aplicará gazes e micropore nas incisões realizadas para a redução. Durante o período de recuperação no pós-operatório, o inchaço é comum por um tempo, e uma bandagem elástica ou um sutiã especial podem ser recomendados pelo médico para reduzir o inchaço e atuar na sustentação dos seios.

Para auxiliar a recuperação, em alguns casos, um dreno pode ser utilizado temporariamente para drenar o excesso de sangue e de fluidos que, eventualmente, possam se acumular nos seios.

 

Quais as recomendações após o procedimento?

As recomendações a serem seguidas sobre os cuidados após o procedimento devem vir sempre do cirurgião responsável pela mamoplastia redutora. Por acompanhar todas as etapas – do pré ao pós-cirúrgico –, ele terá as condições de, a partir de cada caso, especificamente, efetuar recomendações precisas. 

As orientações após o procedimento podem incluir questões sobre como cuidar dos seios após a cirurgia, os medicamentos que devem ser tomados para ajudar a reduzir os riscos de infecção, como cuidar dos curativos e os cuidados sobre a saúde geral. Evitar movimentação excessiva com os braços e pegar peso.

 

Quais resultados esperar após a Mamoplastia Redutora?

Após a realização da mamoplastia redutora, o novo tamanho dos seios – alinhado previamente entre paciente e médico – será o resultado final do procedimento. A paciente pode esperar, passado o tempo de recuperação, por mais qualidade de vida na realização de diversas atividades cotidianas, bem-estar e melhora na autoestima.

É importante mencionar que, ao longo do tempo, os seios podem passar por novas transformações em decorrência de envelhecimento, variações de peso e fatores hormonais.

 

Clínica Lis oferece Mamoplastia Redutora com excelência

A Clínica Lis está à disposição para fazer parte do seu novo estilo de vida e aumentar a sua autoestima. Com especialistas na área de Cirurgia Plástica, possuímos o procedimento de mamoplastia redutora no nosso portfólio de serviços. Todo o processo é feito com segurança em ambiente hospitalar, especialmente para proporcionar o seu maior bem-estar. 

Agende sua consulta e tire todas as suas dúvidas com um de nossos especialistas em Cirurgia Plástica sobre os mais variados procedimentos, como o implante de prótese de silicone. Entenda, também, mais sobre mamoplastia redutora e descubra, com o apoio de um cirurgião plástico, se você possui indicação para realizar o procedimento.

 

Conteúdo validado por Dra. Maria Júlia Norton, CRM-RJ 52.87866-9

Cirurgias Plásticas: conheça nossa equipe médica

Dra. Ana Borba Leite

Dra. Ana Borba Leite

Cirurgiã Plástica
52.78137-1

Dra. Maria Júlia Norton

Dra. Maria Júlia Norton

Cirurgiã Plástica
52.87866-9

Dr. Thiago Bon

Dr. Thiago Bon

Cirurgião Plástico
52.87022-6

Dra. Juliana Bolandini de Matos

Dra. Juliana Bolandini de Matos

Cirurgiã Plástica
52.91229-8

Contato

Rua México 31, sala 904 - Centro
Rio de Janeiro - RJ

(21) 2524-0449 | (21) 2533-5357 | (21) 96778-7097
[email protected]