Conheça o procedimento estético indicado para você! Fazer o teste on-line.

Prótese de Mama: saiba como escolher o melhor formato

Muito utilizada na cirurgia plástica, a prótese de silicone (ou prótese de mama) é uma opção para quem deseja mudar alguma parte do corpo, como, por exemplo, os seios, o bumbum ou a panturrilha.

De qualquer maneira, é preciso lembrar que a inclusão da prótese de silicone é uma cirurgia realizada pelo médico especialista em Cirurgia Plástica e, por isso, antes de definir a sua prótese, é importante procurar a assistência correta.

Contar com um cirurgião plástico de excelência é uma medida decisiva para o seu bem-estar, além de garantir maiores chances de satisfação a longo prazo com a sua prótese de silicone.

Assim, se você procura por cirurgia plástica, saiba que a Clínica Lis, localizada no centro do Rio de Janeiro, é referência em atendimento e cuidado com o paciente – e nossa equipe está pronta para te ajudar. Agende uma consulta e esclareça suas dúvidas!

 

Prótese de silicone: qual a mais comum?

Quando falamos em prótese de silicone, logo a cirurgia para aumento dos seios vem à mente, e essa não é uma ligação casual. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, de fato, o implante de prótese de silicone nos seios é a cirurgia plástica mais realizada no Brasil.¹

No entanto, ainda que o implante de silicone nos seios seja a o procedimento mais comum no país, a prótese de silicone também é muito utilizada em outras regiões do corpo. É o caso, por exemplo, da prótese de glúteo.

Também chamada de gluteoplastia, essa cirurgia é utilizada para aumentar ou modelar o formato dos glúteos. Além das finalidades estéticas, o silicone glúteo também é recomendado para reparar deformidades causadas por acidentes e sequelas.

 

Técnicas de implante: quais os tipos de prótese de silicone?

Na cirurgia de aumento da mama existem duas técnicas principais para o implante do silicone, sendo comumente conhecidas como “por cima” ou “por baixo” do músculo.

 

Prótese de silicone abaixo do músculo

Também conhecida como submuscular, esta técnica é aquela em que a prótese de silicone é colocada abaixo da musculatura peitoral. O implante submuscular pode ser colocado na paciente de três formas diferentes, comumente chamadas de “bolsões”.

O implante submuscular pode ser colocado totalmente abaixo do músculo ou parcialmente, pela técnica de “dual plane”, em que parte do músculo serve como cobertura para a mama.

Comumente indicada para quem possui pouca mama e a pele muito fina, a técnica permite esconder irregularidades e pode ficar mais natural, pois as bordas das próteses tendem a ficar ainda menos aparentes.

 

Prótese de silicone por cima do músculo

Também chamada de subglandular, a prótese é atrás da glândula mamária, por cima do músculo peitoral. É indicada para quem possui uma quantidade de mamas e pele em boa consistência, ou seja, um tecido que ofereça suporte à prótese. Esta técnica também é frequentemente utilizada para aumentar mamas com queda – também chamada de ptose – leve.

A recuperação é mais tranquila, pois a técnica é um pouco menos invasiva quando comparada com a anterior. Além disso, o desconforto pós-operatório é mínimo.

 

Prótese Subfascial

O implante de prótese de mama subfascial foi descrito em 2002. O implante mamário de silicone é introduzido sob a fáscia do músculo peitoral maior. Esta técnica de colocação é considerada por alguns especialistas como detentora de muitas das mesmas vantagens da prótese subglandular, e ainda por cima, permite uma cobertura “extra”para a prótese, com maior aderência e menor queda a longo prazo.

 

Qual o melhor formato de prótese de silicone?

Você sabia que existem diversos formatos de prótese de silicone? Para um melhor resultado e considerando a diversidade de anatomia dos corpos, desenvolveram-se vários tipos de prótese. Descubra!

 

Redonda

Conhecida por ter diferenciações como “perfil alto” e “perfil superalto”, conforme a variação da sua projeção, a prótese de silicone redonda é aquela que possui uma base arredondada e, normalmente, é indicada para quem deseja um bom preenchimento do polo superior da mama.

Cônica

Modelo que imita bem o formato dos seios, a prótese de silicone cônica confere um visual mais projetado, porém muito natural. É indicada para quem possui seios pequenos, com tórax estreito, e deseja ter um volume na região do colo, porém com colo mais discreto do que a redonda.

Anatômica ou Natural

Com um formato similar a uma gota, a prótese de silicone anatômica tem sido muito utilizada por proporcionar um efeito natural. Para quem deseja aumentar os seios, mas sem que o resultado seja evidente, esta é uma boa opção. A prótese anatômica também é muito utilizada em pacientes que apresentam mamas tuberosas.

 

Qual a prótese de silicone mais indicada?

Na dúvida sobre qual prótese de silicone escolher, temos algumas dicas sobre o assunto, mas somente um médico cirurgião plástico pode determinar, caso a caso, qual a melhor opção.

Nessa etapa de escolha da prótese de silicone serão avaliadas, além da escolha da prótese em si, características pessoais do paciente. Decisivas para o resultado, é importante entender o formato das mamas e do tórax, a idade da paciente, o perfil e o estilo de vida.

Com essas informações em mãos, o médico vai poder fazer a indicação da melhor prótese de silicone. E, especialmente quanto ao formato, cabe o olhar técnico para identificação do modelo que confere mais harmonia, considerando a silhueta e a estrutura do paciente.

 

Quais as indicações para a cirurgia de aumento de mama?

A mamoplastia de aumento de mama tem como objetivo, por meio das próteses de silicone, dar volume e forma aos seios. Portanto, é indicado em diferentes situações, como:

  • insatisfação com o tamanho dos seios;
  • percepção de que as mamas são muito pequenas;
  • insatisfação com os seios, devido à perda de forma e volume, seja por gravidez, perda de peso ou envelhecimento;
  • mamas de tamanhos ou formas diferentes;
  • uma ou as duas mamas não se desenvolveram.

As questões que levam uma paciente a decidir realizar o aumento de mama são bastante individuais e envolvem tanto questões físicas, quanto emocionais, de autoestima e bem-estar.

 

Quais as recomendações antes do procedimento cirúrgico? 

Antes da realização da cirurgia de aumento de mama, podem ser necessários diversos procedimentos para garantir a segurança do paciente e reduzir riscos durante a mamoplastia.

Quem irá determinar isso é o médico responsável pela cirurgia. Entre os procedimentos mais comuns estão: realização de exames laboratoriais; tomar ou ajustar medicamentos; fazer uma mamografia antes da cirurgia; em caso de paciente fumante, parar de fumar com bastante antecedência à cirurgia; evitar tomar aspirina, anti-inflamatórios e outros medicamentos que podem aumentar o sangramento.

 

Quais as recomendações após o procedimento?

Após a cirurgia, o cirurgião plástico irá indicar instruções especiais para que o processo de recuperação seja eficaz. O período de recuperação pós-cirúrgica geralmente é de 24 a 48 horas. Depois, há um período de repouso de alguns dias.

O descanso é muito importante, pois é comum sentir dores e inchaço por algumas semanas. Para amenizar o desconforto e diminuir os riscos de infecções, o médico pode indicar medicamentos.

 

A cirurgia de prótese de silicone deixa cicatrizes?

A exemplo de outros procedimentos cirúrgicos, a cirurgia de prótese de silicone também deixa cicatrizes após a sua realização. Este é um grande temor de muitas pacientes que desejam realizar o procedimento. Por isso mesmo é um assunto que deve ser abordado com o cirurgião responsável antes da cirurgia. A tendência, na maioria das pacientes, é das marcas de cicatrizes diminuírem consideravelmente com o passar do tempo. As cicatrizes em geral são pequenas, podendo ser localizadas no sulco mamário ou na parte inferior da aréola.

 

A importância da escolha de um profissional especializado

Dúvidas sobre quanto custa uma prótese de silicone ou qual prótese de silicone escolher? Conte com a equipe médica e especialista em cirurgia plástica da Clínica Lis.

É natural ter dúvidas sobre os procedimentos e querer entender qual o processo de recuperação, cicatrizes, opções de valores de prótese de silicone, etc. Assim, conte com quem coloca em primeiro lugar o bem-estar físico e emocional.

Sendo uma clínica médica no centro do Rio de Janeiro e com fácil acesso, estamos à disposição para auxiliá-lo a encontrar o melhor tratamento para o que você precisa. Confira e agende já a sua consulta!

 

Conteúdo validado por Dra. Maria Júlia Norton, CRM-RJ 52.87866-9

 

Conheça a nossa equipe médica

Dra. Ana Borba Leite

Dra. Ana Borba Leite

Cirurgiã Plástica
52.78137-1

Dra. Maria Júlia Norton

Dra. Maria Júlia Norton

Cirurgiã Plástica
52.87866-9

Dr. Thiago Bon

Dr. Thiago Bon

Cirurgião Plástico
52.87022-6

Dra. Juliana Bolandini de Matos

Dra. Juliana Bolandini de Matos

Cirurgiã Plástica
52.91229-8

Contato

Rua México 31, sala 904 - Centro
Rio de Janeiro - RJ

(21) 2524-0449 | (21) 2533-5357 | (21) 96778-7097
[email protected]